Principal

Controlador e deputado são cotados para assumir Saúde

2 minutos de leitura
Controlador e deputado são cotados para assumir Saúde

Ednilson Aguiar/O Livre

Ciro Gonçalves

Ciro Gonçalves é cotado para assumir Saúde

O deputado estadual Leonardo Albuquerque (PSD) e o controlador-geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, são os mais cotados para assumir a Secretaria de Estado de Saúde. A definição deve ocorrer até o fim de semana. O novo titular vai substituir o secretário João Batista Pereira da Silva, que pediu exoneração esta semana.

Segundo apurou o LIVRE, os dois estão sendo avaliados pelo governador Pedro Taques (PSDB). Porém, as conversas estão mais avançadas com o auditor Ciro Gonçalves. Ele é bem visto em função do trabalho que desenvolve na Controladoria Geral do Estado (CGE), e seu nome está em alta por já pertencer ao governo e conhecer o funcionamento da máquina.

O perfil de Leonardo também é bem visto, pelo fato de ser médico e conhecer o funcionamento da rede estadual – ele atendeu no Hospital Regional de Cáceres. O parlamentar é o favorito de diversos deputados, que fazem campanha por sua nomeação. Leonardo, contudo, ainda não foi consultado pelo governador sobre a possibilidade de assumir a secretaria.

Ao LIVRE, Leonardo afirmou que não recebeu nenhum convite para ser secretário e elogiou o trabalho de João Batista à frente da pasta. Também foram ventilados nos bastidores os nomes de outros dois médicos: o presidente do MT Saúde, Maurélio Ribeiro (PSDB), e o suplente de deputado federal José Augusto Curvo “Tampinha” (PSD). 

João Batista passou oito meses na pasta e foi o terceiro secretário de Saúde do governo Taques. Antes dele, Eduardo Bermudez passou nove meses no cargo e Marco Bertulio foi secretário por 10 meses. A secretaria enfrenta dificuldades financeiras e sofre pressão política pelos constantes atrasos nos repasses para a atenção básica dos municípios e os hospitais regionais. Os problemas fizeram com que a pasta tivesse a maior rotatividade do governo Taques, com a escolha do quarto secretário em pouco mais de dois anos de governo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes