Cidades

Contratos escolares deverão ter cláusula para caso de suspensão de aulas

Sindicato que instituições terão que avisar clientes de quais medidas adotarão em caso de uma nova onda de covid-19 e isolamento social

2 minutos de leitura
Contratos escolares deverão ter cláusula para caso de suspensão de aulas
(Foto: Freepik)

Os contratos escolares de 2021 deverão ter uma cláusula específica para a eventual suspensão das aulas presenciais durante o ano letivo. A medida recomendada pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenap) se baseia na experiência da pandemia deste ano. 

Mas, no caso de Mato Grosso, isso não deve impactar o valor das mensalidades.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe), professor Gelson Menegatti, disse que, assim como houve mudança do modelo presencial para o remoto a partir de março, a cláusula de “novidade sanitária”, precisa especificar como as atividades serão continuadas, caso haja um novo fenômeno pandêmico. 

“Não é uma cláusula geral, cada escola está recomendada a trazer uma cláusula com a previsão de como as suas atividades vão proceder, se houver a situação de nova paralisação das aulas presenciais. Cada escola, dentro de sua estrutura, deverá definir como o procedimento será”, disse. 

LEIA TAMBÉM

As escolas privadas em Mato Grosso tiveram as atividades presenciais paralisadas no fim de março e passaram a fornecer material de aula via aplicativos e sites. A agilidade evitou que o calendário letivo tivesse atraso, mas não significou uma redução do valor pago pelas famílias. 

As empresas afirmaram que, apesar de reduzir gastos com alguns itens, como a conta de luz e água, a despesa aumentou por causa da implantação de redes online e a criação de material em formato digital. 

A mesma justificativa deve ser apresentada na formulação do contrato de 2021. Quanto à correção dos preços, o Sinepe informou que ainda não tem os dados das escolas, mas apontou que a inflação acumulada dos últimos 12 meses já está em 3,9%, o que significaria defasagem dos valores de 2020. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes