Negócios

Contrabando de defensivos agrícolas no Brasil: onde mora o perigo?

Entre 2017 e 2019, o registro de roubos e furtos de defensivos aumentou 131% em Mato Grosso

3 minutos de leitura
Contrabando de defensivos agrícolas no Brasil: onde mora o perigo?

Nos sete primeiros meses de 2021, o número de prisões relacionadas ao crime organizado aumentou 184%. Entre as cargas roubadas ou contrabandeadas mais valiosas estão os defensivos agrícolas. Um dos maiores produtores do Brasil, em Mato Grosso esse tipo de crime é constante e tira o sono dos produtores.

Entre 2017 e 2019, o registro deste tipo de crime aumentou 131%, no Estado. No primeiro ano, 63 ocorrências de roubos e furtos de agroquímicos entraram para a estatística. Já em 2019, foram 146 casos registrados.

O número só caiu na pandemia: no ano passado, 110 boletins foram feitos.

Nesta quarta-feira (4), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Envenenada contra o ingresso no país, transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados.

A ação cumpriu mandados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Onde mora o perigo?

Pesquisador do Instituto Pesquisa e Ensino Avançado, o Ipea, Rodrigo Fracalossi de Moraes tentou responder a pergunta analisando laudos periciais de produtos apreendidos no Brasil entre 2008 e 2018.

A análise é feita com base nas quase 1,3 mil apreensões de defensivos contrabandeados ou com suspeita de serem falsificados e/ou adulterados.

A resposta encontrada foi que, do ponto de vista toxicológico, os produtos não diferem muito dos que têm licença para serem comercializados no Brasil.

Foto: Agência Brasil

“Também não há evidência de que produtos contrabandeados sejam em grande medida falsificações: em quase todos os casos, o conteúdo da embalagem correspondia ao descrito no rótulo”, ele explica.

Por outro lado, há grande probabilidade de haver produtos altamente tóxicos em produtos apreendidos sem rótulo. Acrescentam-se ainda os riscos adicionais em função de seu acondicionamento precário.

Para o pesquisador, então, o perigo mora na utilização do produto de um modo geral.

“O contrabando de agrotóxicos pode ser um problema em função de sua potencial associação a atos de violência e corrupção, assim como à saúde e ao meio ambiente decorrentes”, explica o autor.

Riscos

Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações. Apesar dos benefícios apontados, o uso pode apresentar riscos.

Entre eles, contaminar a água e o solo, fazendo com que seus componentes possam ser levados por meio da chuva e dos ventos.

Um exemplo de contaminação foi retratado em um estudo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) que verificou a contaminação por agrotóxicos do leite materno de mães que moravam em áreas urbanas.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes