Consumo

Consumo consciente: cuiabanos estão entre os consumidores mais controlados do país

Cuidado com os gastos vem crescendo na Capital de MT e já é maior que a média nacional, aponta pesquisa

1 minuto de leitura
Consumo consciente: cuiabanos estão entre os consumidores mais controlados do país
(Foto: jcomp - br.freepik.com)

As famílias cuiabanas têm pensado duas vezes na hora de comprometer a renda familiar e se endividar. O consumo consciente vem crescendo e virou tendência na Capital, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC).

A preocupação dos cuiabanos com os gastos vem desde fevereiro de 2017. À época, segundo a pesquisa, as famílias da Capital passaram a comprometer menos de 30% da renda total. O percentual é considerado aceitável por especialistas.

Em janeiro deste ano, 16,6% das famílias cuiabanas comprometeram a renda familiar exclusivamente para pagar dívidas. De acordo com a CNC, o percentual é menor que a média nacional que alcançou 29,4% no mesmo período.

Apesar do cuidado com os gastos, o número de famílias endividadas em janeiro de 2020 aumentou em Cuiabá e no Brasil, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Na Capital, o índice é de 57,8% e no país 60,1%.

LEIA TAMBÉM

O cartão de crédito é o maior vilão e o principal tipo de dívida de 75% das famílias na Capital. Em seguida aparecem os carnês (34,5%) e os financiamentos de carros (7,3%).

O percentual de inadimplentes também cresceu. O número das famílias cuiabanas que atrasaram as contas subiu de 25,1% para 26,3%.

Os dados foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes