Consumir carne suína pode ajudar a perder peso?

O LIVRE preparou uma lista com informações sobre o que é mito ou verdade em relação à carne suína

Final de ano chegando, parte da população está pensando em dietas, enquanto outra já separa as receitas para as ceias. O que muitos não sabem, é que a carne suína é uma excelente opção, e pode contribuir para aqueles que estão seguindo uma dieta mais rigorosa, sem deixar de lado a fartura na mesa Natalina ou de Ano Novo.

Isso se deve às mudanças na criação dos suínos, juntamente com as novas tecnologias vindas de pesquisa. Nutricionalmente falando, a carne está muito mais saudável. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) o produto perdeu 10% de colesterol, 14% de calorias e 31% da gordura, e com isso, ganhou mais espaço na mesa do brasileiro.

Para esclarecer algumas dúvidas que ainda insistem em surgir entre os brasileiros que buscam hábitos mais saudáveis, O LIVRE preparou uma lista com informações da Abpa e do blog da Avecom sobre o que é mito ou verdade em relação à carne suína. Confira:

Consumir carne suína pode ajudar a perder peso

VERDADE! É uma carne com diversos cortes de baixo valor calórico e ricos em nutrientes essenciais, proporcionando saciedade. Além disso, a gordura do suíno é “extramuscular” e pode ser retirada facilmente antes do preparo. 

A carne suína é muito gordurosa

MITO!  Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a porcentagem média de gordura na carcaça dos suínos foi reduzida de 54%, na década de 1980, para atuais 22%. A gordura dos suínos está 70% fora da carne. Ou seja, não é verdade que a carne de porco é mais gordurosa do que as demais.

A carne suína tem muito colesterol

MITO!  Ainda segundo a ABCS, a carne suína possui uma média de 60 mg de colesterol/100 g de carne (cortes mais magros) a 80 mg de colesterol/100 g de carne (cortes mais gordos). Como o consumo recomendado de colesterol é de até 300 mg/dia (American Heart Association), o consumo de 100g de carne suína representa somente 20% a 27% do valor diário.

Mineiros são os que mais consomem no Brasil

VERDADE! Segundo a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), os mineiros são os que mais comem carne de porco se comparado ao restante do país.

Isso se deve, entre outros motivos, pela própria culinária mineira que faz uso frequente da carne de porco para compor receitas como o tutu de feijão, por exemplo, além do torresmo como tira gosto, entre outros.

É perigoso contrair doenças ao comer carne de porco

MITO!  Este fato está presente apenas no “imaginário popular” de uma parte da sociedade devido a experiências pontuais do passado. Existe o mito de que a carne de porco transmitiria a cisticercose. O que muita gente não sabe é que a doença pode ser provocada por qualquer tipo de carne, verduras ou frutas mal lavadas. Atualmente, com as técnicas utilizadas nas suinoculturas, é praticamente impossível a contaminação.

Existe “ceviche” com carne suína

VERDADE! O Festival Braseiro, realizando em Mato Grosso, apresentou a versão ‘suína’ do tradicional prato peruano. O original traz o peixe cru, temperado com limão, cebola e outras especiarias, mas, na versão mato-grossense, o peixe foi substituído pela carne suína crua.

Não se deve ingerir carne suína depois de fazer tatuagem

MITO! Carne de porco e tatuagens não têm nenhuma relação. Pode ser consumida normalmente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS