Confira os 10 melhores filmes de viagem no tempo segundo consultores de LOOP

As sugestões são de especialistas: físicos da UFMT que deram embasamento científico às viagens no tempo de Loop, uma ficção científica produzida em Cuiabá

“Loop”, de Bruno Bini, é o primeiro filme mato-grossense a apostar na atrativa temática das viagens no tempo. Levando-se em consideração que mesmo no Brasil, o gênero ficção científica ainda é algo incomum na produção brasileira, o longa metragem filmado em Cuiabá atrai os olhares para a cidade.

Empolgada com a efervescência do assunto, a reportagem de o LIVRE convocou  o trio de físicos da UFMT, que ajudaram na fundamentação científica do roteiro e que auxiliaram o ator Bruno Gagliasso na construção do personagem, a elegerem quais os dez melhores filmes que tratam do assunto.

Interstelar, para eles, já é um clássico. “É o filme com melhor fundamentação científica baseada nas equações de Einstein e que além de render o livro ‘A ciência por trás do Interestelar’, provocou a publicação em massa de diversos artigos científicos que tratam de resultados computacionais impecáveis”, avaliou Marchiori.

Confira o ranking que os professores criaram, se jogue no sofá e comece a maratona!

1. INTERSTELAR
Longa-metragem, Christopher Nolan, 2014

As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim, quando um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

2. CONTATO

Longa-metragem, Robert Zemeckis, 1997

Após anos de espera, a cientista Ellie Arroway, enfim, confirma sua teoria sobre civilização extraterrestre ao descobrir como construir uma máquina capaz de fazer viagens intergalácticas. Baseado na obra homônima do astrônomo Carl Sagan, que assessorou a equipe nos aspectos científicos e morreu antes do final das filmagens.

3. DE VOLTA PARA O FUTURO
Longa-metragem, Robert Zemeckis, 1985

Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.

4. O EXTERMINADOR DO FUTURO

Longa-metragem, James Cameron, 1984

Disfarçado de humano, o assassino conhecido como o Exterminador (Arnold Schwarzenegger) viaja de 2029 a 1984 para matar Sarah Connor (Linda Hamilton). Enviado para proteger Sarah está Kyle Reese (Michael Biehn), que divulga a chegada do Skynet, um sistema de inteligência artificial que detonará um holocausto nuclear. Sarah é o alvo porque a Skynet sabe que seu futuro filho comandará a luta contra eles. Com o implacável Exterminador os perseguindo, Sarah e Kyle tentam sobreviver.

5. A MÁQUINA DO TEMPO
Longa-metragem, Simon Wells, 2002

Desesperado pelo assassinato de sua noiva, o inventor Alexander não consegue reverter a morte da amada alterando o tempo. Porém, em um futuro em que a humanidade está dividida entre espécies pacíficas e predatórias, o cientista precisa enfrentar os carnívoros Morlocks para salvar seus novos amigos.

6. EFEITO BORBOLETA
Longa-metragem, Eric Bress, J. Mackye Gruber, 2004

O estudante universitário Evan Treborn está aflito com dores de cabeça tão fortes que frequentemente desmaia. Enquanto está inconsciente, Evan pode viajar de volta no tempo para momentos de dificuldades na infância. Ele também pode alterar o passado para os amigos, como Kayleigh, que foi molestada pelo pai. Porém ao mudar o passado, ele pode alterar o presente, o que leva Evan a se encontrar em um pesadelo de realidades alternativas, incluindo uma onde ele está preso.

7. STAR TREK
Série, Gene Roddenberry, 1966

Star Trek, ou ‘Jornada nas Estrelas’, é uma série de televisão norte-americana de ficção científica criada por Gene Roddenberry, produzida pela Desilu Productions e exibida pela NBC de 8 de setembro de 1966 até 3 de junho de 1969. Ao lado de sua tribulação na Enterprise, o capitão James T. Kirk explora a galáxia e defende a Federação Unida dos Planetas. Ele conta com a ajuda de Spock, McCoy, Uhura, Scott, Sulu, Chekov e companhia.

8. O PLANETA DOS MACACOS
Longa-metragem/Série

Franquia de mídia de ficção científica estadunidense que consiste em filmes, livros e séries de televisão sobre um mundo onde seres humanos e macacos inteligentes se confrontam. A série começou com o autor francês Pierre Boulle, em 1963, La Planète des Singes. A adaptação para o cinema de 1968, Planet of the Apes, foi um sucesso comercial e de crítica, iniciando uma série de sequências, tie-ins, e obras derivadas. Arthur P. Jacobs produziu a série sob APJAC Productions até sua morte em 1973; desde então, a 20th Century Fox possuía a franquia. Em 2017, a Walt Disney Company comprou os direitos sobre a franquia, depois da venda da 20th Century Fox para a Disney.

9. OS DOZE MACACOS
Longa-metragem, Terry Gilliam, 1995

Um condenado do ano de 2035 é enviado de volta no tempo para descobrir a causa de um vírus que acabou com quase toda a população do planeta. Os poucos sobreviventes moram em abrigos subterrâneos.

10. DOCTOR WHO
Série, 1963

Doctor Who é uma série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC desde 1963. A série mostra as aventuras do Doutor (The Doctor), um Senhor do Tempo, alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo em sua máquina do tempo, uma sensível nave espacial conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimension(s) In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine de polícia londrina de 1963. Juntamente com os seus companheiros, O Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns e corrigir erros.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorNovo fundo terá dificuldade para ser aprovado na AL
Próximo artigoSecid faz gestão junto a ministério para retomar obras habitacionais