Mato Grosso

Conselho Estadual de Educação recredencia Unemat

3 minutos de leitura
Conselho Estadual de Educação recredencia Unemat

O Conselho Estadual de Educação recredenciou a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) em conformidade com o ciclo avaliativo do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ). O recredenciamento ocorreu durante a reunião ordinária da Câmara de Educação Superior (CEPS), ocorrida nesta terça-feira (20).

A partir desse recredenciamento, o CEE – MT reafirmou a autonomia da Unemat ao deliberar que a Instituição só necessitará passar por processo de recredenciamento quando obtiver Índice Geral de Cursos (IGC) considerado insatisfatório.  Desde 2017, os recredenciamentos e renovações de reconhecimentos dos cursos da Instituições de Ensino Superior (IES) vinculados ao Conselho Estadual que possuem Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Instituições de Ensino Superior (IES) com Índice Geral de Curso (IGC) satisfatórios estão isentos de avaliação in loco. Isso significa que sempre que os cursos e a Unemat sempre que obtiver conceito a partir de 3 (três) ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, terão o recredenciamento e reconhecimentos automáticos.

A reitora da Unemat, professora Ana Maria Di Renzo, afirmou que a decisão dos conselheiros em adotar o ciclo avaliativo do Sinaes é muito importante, pois reafirma a autonomia da Unemat, reconhece os avanços que a instituição teve nos últimos anos e dá maior transparência e celeridade aos atos normativos.

Ela lembrou ainda que no último recredenciamento da Unemat, ocorrido em março de 2012, estabelecia alguns critérios a serem observados até 2016, como a implantação de um curso de doutorado institucional. “Nós pudemos demonstrar para os conselheiros que a Unemat vem trabalhando e se estruturando a cada dia, tanto que todos os pontos apontados durante o processo de recredenciamento, há seis anos, foram suplantados e atendidos. Hoje temos na Instituição não um, mas quatro cursos de doutorado em funcionamento,  já temos inclusive doutores formados pela Unemat”,  afirmou Ana Di Renzo.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Vera Maquêa, que acompanhou a sessão do Conselho Estadual de Educação, destaca que a decisão do CEE em aderir ao Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) vinculado ao INEP que trabalha com ciclos avaliativos é importante para a Unemat uma vez que segue a política nacional de avaliação já posta no Brasil. Ela lembrou que com a adesão ao ciclo avaliativo, os conselheiros decidiram prorrogar o recredenciamento da Unemat até dezembro deste ano para que a partir de 2019 a instituição já passe a ser recredenciada dentro do ciclo avaliativo do Sinaes.

“Mesmo com essa autonomia, que de certa forma assegura que a Instituição só terá que refazer os processos de recredenciamento caso não obtenha os índices satisfatórios no IGC,  a Universidade deve continuar a parceria com o Conselho Estadual de Educação, que é quem reconhece nossos cursos e que realiza um grande trabalho em prol da educação superior em Mato Grosso”, diz Vera Maquêa.

O presidente da Câmara da Educação Superior e o relator do processo de renovação do recredenciamento da Unemat, o conselheiro Miguel Rodrigues Netto, ressaltou que a decisão do Conselho Estadual de Educação em prorrogar o recredenciamento e ao mesmo tempo em definir que a partir do ciclo avaliativo do Sinaes que inicia em 2019 a Unemat já está recredenciada. “Essa decisão foi importante porque a Unemat passa a dispensar as visitas in loco para o seu recredenciamento se mantiver o seu IGC satistatório,  e eu acredito que a Unemat manterá e até mesmo alcançará o IGC 4. Essa decisão dá mais celeridade e autonomia a Unemat pois só depende dela própria”, afirmou o conselheiro.

Com Assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes