Cidades

Conheça o “Sussurrofone”, aliado que tem feito sucesso no processo de alfabetização

2 minutos de leitura
Conheça o “Sussurrofone”, aliado que tem feito sucesso no processo de alfabetização
Foto: Assessoria

Um método de incentivo à leitura adotado pela professora Isabel Rodrigues Xavier, da rede municipal de ensino de Sinop (500 km de Cuiabá), vem chamando atenção por conta do seu caráter lúdico e, claro, por sua eficiência.

Desde o início do ano letivo, quando a profissional decidiu usar o “sussurrofone”, se avolumam os resultados positivos.

O aparelho possibilita que a criança ouça a própria voz em forma de sussurro. Dessa maneira ela passa a se atentar mais para o som das letras e palavras, aumentando sua concentração na leitura e aprimorando a escrita, já que a criança passa a ter mais atenção ao conteúdo. Ele melhora também a dicção e oralidade do aluno.

O equipamento, produzido manualmente, utiliza dois “joelhos” de PVC, de 90 graus, e um pedaço reto de 7 centímetros. O custo de cada peça é de R$ 2,07.

“Primeiramente fiz o aparelho em casa. Em seguida trouxe para a sala e testei com três alunos. Com isso pude constatar que eles estavam evoluindo. Usando o sussurrofone só o aluno escuta, assim ele compreende a letra, o som e consegue fazer a leitura”, relatou a professora.

Percebendo os resultados positivos, a profissional decidiu multiplicar a quantidade dos mesmos e estender o uso do instrumento à toda turma.

“Algumas crianças não falavam e andavam. Só gritavam e corriam. Ano passado eu tinha uma turma de 3º ano que, no início do ano, somente cinco alunos liam letras em caixa alta. Agora aqui, no segundo bimestre, com alunos de 2º ano, eu tenho 80% da turma lendo letra minúscula, isso para mim foi uma vitória”, declarou, lembrando, ainda, que a prática contribuiu para “acalmar” os alunos.

O sucesso foi tamanho que, agora, alunos de três salas da unidade em que Isabel trabalha já estão interagindo com o sussurrofone.

“É a melhor coisa de todas que eu já pesquisei, o que trouxe melhor resultado. Não tenho nem palavras para descrever”, comemora.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes