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Conheça as vantagens do Clio: o compacto de maior sucesso da Renault no mercado de usados

O Renault Clio é um velho conhecido dos brasileiros. Veja os seus principais atributos.

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Conheça as vantagens do Clio: o compacto de maior sucesso da Renault no mercado de usados

A Renault é uma empresa francesa com mais de 23 anos de produção no Brasil. Sua planta, o complexo industrial Ayrton Senna, localizada em um espaço de 2,5 milhões de m2 em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba – Paraná, foi instalada em 1998, com o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil dos consumidores da América Latina.

Apesar de que a Renault enfrentou um pouco de resistência no mercado brasileiro, em parte porque os consumidores desconfiam dos carros franceses, a empresa construiu uma participação sólida no mercado, coisa que outras montadoras como a Peugeot e Citroen ainda não conseguiram.

O primeiro produto nacional da montadora francesa foi o compacto mais vendido em toda a sua história: o Renault Clio, o primeiro carro pequeno da marca, com funcionalidades para conquistar consumidores de formatos compactos e accessíveis, mas que desejavam se beneficiar de atributos e equipamentos dignos e até então exclusivos dos veículos de categorias superiores.

Após o seu lançamento, carro Renault Clio cativou rapidamente os consumidores locais pela excelente combinação de seus principais atributos: baixo custo de manutenção, bom padrão de acabamento e atraente relação custo-benefício, qualidades e soluções significantemente modernas para a época.

Conheça a história e as características do modelo, que apesar de ter encerrado a produção há anos, o Renault Clio usado atualmente continua fazendo sucesso no mercado de carros de segunda mão.

O que você precisa saber sobre o Renault Clio hatch

Equipamentos destacados

Como foi mencionado, o Clio Renault foi o primeiro carro popular marcado pelo bom espaço interno e por possuir equipamentos de série que eram opcionais em outros veículos do segmento, um grande diferencial pelo baixo Renault Clio preço.

Se bem com o passar do tempo ele foi perdendo alguns desses atributos e foi rebaixado de categoria por conta do investimento, no início, o Clio era comercializado com airbag duplo em todas as versões, freio a disco ventilado, suspensão com sub-chassi, vidros elétricos e travamento central, itens de luxo para o segmento de compactos na época.

 

Design

Em termos de design as formas simples e quadradas do primeiro Clio lançado na Europa – típicas dos anos 90 – não agradavam muito, mas garantiam um bom aproveitamento do espaço interno e o carro de qualquer jeito tinha o seu carisma.

A versão produzida no Brasil em 1998, ganhou formas mais redondas e versáteis, além de receber alguns centímetros mais no comprimento. Essa geração durou até 2001, quando o carro foi reestilizado com uma frente e retaguarda mais sofisticadas e luzes diferentes, com coberturas dos faróis em policarbonato.

Finalmente, em 2013, o carro foi novamente reformulado, ficando mais parecido às versões europeias e ao Mégane. O modelo passou a ficar bem maior que as outras gerações, com um visual mais limpo e agressivo.

Motor

Em termos de motorização, o Renault Clio já foi vendido com motores 1.0 e 1.6, todos dotados com 8 e 16 válvulas. Nas últimas versões, ele ganhou uma inédita versão com motores flexíveis, incluindo o primeiro motor Renault movido a álcool em 2005, quando o modelo já ostentava a reestilização empregada em 2003.

Versão Sedã

O Renault Clio teve no mercado nacional uma versão sedã, lançada em 2000, com inúmeras versões para atrair o público familiar. Ele durou em sua forma original até 2009, quando saiu de cena para ser substituído pelo Symbol, um carro com visual mais prolongado na frente assim como na traseira.

Um dos principais destaques do Clio Sedã era logicamente o tamanho do porta-malas, com capacidade para 510 litros, semelhante ao que o Logan hoje em dia pode oferecer.

Sucessor do Renault Clio

Por muitos anos A produção do Clio durou até o segundo semestre de 2017, quando foi substituído pelo Kwid como modelo de entrada da Renault, que apesar de chamar a atenção e transmitir certa imponência, não chega nem aos pés do que o Renault Clio foi um dia.

O Renault Kwid é considerado o SUV dos compactos, já que possui uma carroceria um pouco mais alta do que a média do segmento, o que agrada principalmente àqueles que gostam de um off road, mas contam com um orçamento um pouco apertado.

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