Confira o calendário de vencimento do IPVA para 2022

Pagamento do IPVA terá início no mês de março, com descontos de 5% e 3%

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

O Governo de Mato Grosso divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. Houve mudanças nas datas de vencimento. Antes a cobrança do tributo iniciava em janeiro, prazo que foi transferido para o mês de março.

Com a mudança, o Estado concede aos proprietários de veículos mais tempo para começar a pagar o IPVA do próximo ano. As datas de vencimento do IPVA constam no Decreto nº 1.221, divulgado na edição extra do Diário Oficial dessa quarta-feira (29).

“Essa é uma medida que busca conceder maior prazo aos cidadãos e empresas que ainda se recuperam dos efeitos financeiros ocasionados pela pandemia. Houve uma redução do número de contaminados pela covid-19, em função da vacinação da população, mas muitos ainda sofrem com os efeitos que a pandemia causou na economia, principalmente sobre as finanças privadas”, explica o secretário de Fazenda, Rogério Gallo.

O secretário de Fazenda lembra que essa não é a primeira vez que o Executivo altera o vencimento do IPVA. Desde 2020, o calendário do IPVA tem sofrido mudanças, devido a pandemia do coronavírus, em atenção aos cidadãos mato-grossenses e como forma de amenizar os impactos causado por ela.

De acordo com o novo calendário do IPVA, relativo ao exercício de 2022, o vencimento terá início em março e encerra no mês de junho, conforme o final da placa do veículo. Em um cenário normal, o imposto seria cobrado no período de janeiro a junho. Dessa forma, as placas de finais 1, 2 e 3 vencem no mês de março; as placas de finais 4, 5 e 6 vencem em abril; as placas de finais 7, 8 e 9 vencem no mês de maio; e as placas de finais 0 vencem em junho.

O IPVA pode ser pago em parcela única, com descontos de 5% ou 3%, ou em até seis vezes sem juros, desde que a data de vencimento da última parcela não ultrapasse o ano de referência. Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento de forma integral terão o desconto aplicado de acordo com a data escolhida. No caso das placas com finais 1, 2 e 3, por exemplo, os valores pagos até o dia 10 de março terão um desconto de 5% e quem pagar até o dia 21, terá um abatimento de 3%.

O valor do imposto é calculado com base no valor de mercado local, apurado em pesquisa da FIPE. A tabela serve de referência para a cobrança do imposto, portanto sobre os valores constantes nela é aplicada as alíquotas do imposto que variam de 1% a 4%. De acordo com a Sefaz, os valores do IPVA serão disponibilizados para consulta nos próximos dias, no “Sistema IPVA”, disponível no site da secretaria.

Confira o calendário de vencimento do IPVA 2021:

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPM recupera Porsche furtado de pátio da Ciretran após ser apreendido
Próximo artigoPovo Wauja lança livro e documentário sobre cultura da etnia