Confira 3 tendências de marketing digital para 2022

Ao que tudo indica, em 2022 estaremos ainda mais próximos de reencontrarmos algumas das práticas que nos eram tão comuns na pré-pandemia. Nesse cenário de novo-antigo, o próximo ano chega com diversas tendências de marketing digital que vão exigir que os profissionais da área estejam preparados para acolher as novidades enquanto abraçam (parcialmente) o antigo normal. 

Desde estratégias complementares de marketing de conteúdo até a forma de se pensar SEO, muitas coisas devem ser diferentes. Então, anote as três tendências que devem adquirir novos espaços nas estratégias de marketing digital que serão construídas no ano que se inicia. 

Eventos digitais devem perder parte da sua relevância

Naturalmente, com o avanço da vacinação, encontros presenciais como palestras e debates têm se tornado cada vez mais frequentes. Ao que tudo indica, o recente declínio na audiência que temos experimentado nos eventos digitais nos últimos meses tende a ser cada vez maior.

É preciso dar um tempo para desvencilhar lives e outras dinâmicas online da pandemia para que a prática volte a ser apreciada pelos usuários como antes. No meio tempo, é válido focar na divulgação de eventos presenciais para potencializar o interesse dos usuários pelas marcas no âmbito digital.

(Mais) Um ano de mudanças intensas para quem lida com SEO

Em 2021 o Google passou por updates substanciais. Um deles incluiu o uso de inteligência artificial na interpretação do conteúdo disponível na web para oferecer melhores resultados para os usuários com o lançamento do MUM — um complemento para o BERT, que entrou em ação em 2018.

Isso naturalmente impactou de maneira profunda os esforços demandados dos profissionais que produzem conteúdo para SEO. O fim da repetição de um mesmo termo-chave é oficialmente este. Sem coesão, secundárias e informações relevantes é impossível rankear para SERPs altamente competitivas.

Agora, em 2022, já existem alguns palpites sobre o que deve vir por aí. Não é improvável que as novidades venham acompanhadas de mais alguma alteração referente às expectativas que o mecanismo de busca tem em relação à experiência dos usuários.

Marketing de conteúdo cada vez mais no centro

Se o maior mecanismo de buscas na internet está cada vez mais olhando em direção a conteúdo de qualidade, quem somos nós, meros profissionais do marketing, para ignorarmos esse aspecto? 

Em 2022 é preciso realmente absorver o fato de que produzir conteúdo vai muito além de escrever bem ou criar roteiros bem-construídos. É especialmente interessante levar em conta 

que a disponibilidade que o usuário tem para consumir novas informações é cada vez menor. O desafio é entregar a qualidade necessária sem perder a atenção do usuário, que está cada vez mais reduzida.

Aspectos como duração, legibilidade e elementos visuais utilizados merecem um cuidado extra. Claro, isso tudo demora tempo e aprimoramento, mas a tendência do movimento slow content é uma grande aliada dessas necessidades. E que momento melhor para abraçar essa nova forma de produzir conteúdo que não em 2022? 

Essas três tendências de marketing digital são apenas uma pequena parte de um ano bastante promissor, que tende a ser feito de encontros de novas e antigas técnicas e abordagens, permitindo que tudo ganhe uma nova roupagem. Você está preparado(a)?

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