Confiança do comerciante em Cuiabá inicia 2021 em queda

Presidente da Fecomércio diz que recuo do índice nos meses de janeiro é comum, mesmo com ofertas e promoções

(Foto: Freepik)

O índice que mede a confiança do empresário em Cuiabá começou 2021 em queda. O recuo de 1% foi medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

Segundo a pesquisa, o índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), na capital, iniciou o ano com 122,8 pontos contra 124 pontos de dezembro. A queda é ainda maior quando se compara o resultado desse mês com janeiro de 2020. O recuo chega a 6,3%.

A retração tem uma explicação: dois componentes do Icec apresentaram retração mensal.

O referente à expectativa do empresário do comércio teve recuo de 1,8%, passando de 161,9 pontos para os atuais 159 pontos. O outro, que avalia as condições atuais do comerciante, tanto da economia quanto para o setor, registrou queda de 0,8%, alcançando 97,1 pontos.

“É normal”

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, argumenta que o recuo em janeiro é comum, mesmo com a oferta de promoções no mês para limpar o estoque das lojas.

“Os meses que seguirão, considerados mais fracos para o comércio, contribuem para a diminuição da pesquisa, e ainda temos as incertezas com relação à pandemia e o tempo para que a maioria da população no estado seja vacinada”, disse

O componente que monitora o investimento do comerciante permaneceu estável em 112 pontos em janeiro deste ano e está -4,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando atingia 117 pontos. A expectativa para a contratação de funcionários também diminuiu no mês (-3,9%). Este foi o segundo recuo para o indicador.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCuiabá conquista vaga na Série A do Brasileirão
Próximo artigoCuiabá comemora acesso, mas perde para Sampaio Corrêa