Conecte SUS: controle da vacinação contra covid-19 no celular; saiba usar

Aplicativo do Ministério da Saúde vai facilitar o monitoramento da vacinação contra a covid-19 no Brasil

Aplicativo SUS
(Foto: Ministério da Saúde)

Com o início da vacinação contra covid-19, o Ministério da Saúde incentiva a população a baixar o Conecte SUS para facilitar o monitoramento da vacinação contra a covid-19 no país. O aplicativo já pode ser baixado no celular. Saiba como usar!

Não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a covid-19. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose.

A ideia é que o app registre a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Também será disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação.

Assim que receber a vacina, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS. Em tempo real, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

O mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

O formato digital permite que os brasileiros deixem para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo. O novo formato também dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS.

Como fazer o cadastro

O cadastro no Conecte SUS é feito com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e fazer o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br.

Já os indivíduos com comorbidades serão pré-cadastrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Aqueles que não tiverem sido pré-cadastrados poderão apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, etc.) no momento da vacinação.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVideo: explosão deixa dois mortos em Madri
Próximo artigoSem crise de oxigênio