Conclusão de Monografia: Qual a diferença de conclusão para considerações finais?

Closeup hand open book for reading concept background

Depois de meses realizando pesquisas de um determinado tema e desenvolvendo sua monografia, ao final é necessário escrever a conclusão. Todos os alunos buscam como fazer uma boa conclusão de monografia, já que é a impressão final do seu trabalho.

No início pode parecer complicado, mas o trabalho difícil já foi realizado, nesse momento o aluno já tem conhecimento o suficiente do seu tema e terá muito o que abordar em sua conclusão.

É necessário ficar atento a sua estrutura básica e o que é exigido por regra nesta seção. A seguir veja algumas dicas infalíveis para fazer uma conclusão de monografia impecável.

Considerações Finais? Conclusão? Qual é a diferença? 

É importante, primeiramente, optar por utilizar um dos dois termos em sua monografia, “Considerações Finais” ou “Conclusão”. Sua banca de avalição, dependendo da sua instituição de ensino, pode levar em conta qual nomenclatura está sendo usada.

Há uma pequena diferença entre os termos e, em resumo, “conclusão” deixa claro que a exploração daquele problema finalizou-se e que todas possibilidades foram revisadas e a conclusão é a única opção.

Isso é bem difícil de acontecer na realidade, já que os temas sempre podem ser explorados de diferentes formas. Sendo assim, diferentes conclusões podem ser tidas em relação ao mesmo assunto.

Algumas instituições tratam o termo “Considerações Finais” como o mais correto a se utilizar. Essa não é uma regra geral, então, não deixe de pesquisar e ler a documentação oficial da instituição de ensino onde você está realizando sua graduação.

Tente ler também trabalhos de conclusão anteriores de outros alunos, e principalmente fale com seu orientador e, baseado em seu trabalho, será possível escolher a melhor opção.

Como fazer a conclusão do TCC sem erraar?

Basicamente um grande resumo junto com a apresentação dos resultados de sua pesquisa, a conclusão do TCC deve retomar o tema principal, responder as perguntas orientadoras e apresentar os seus pensamentos finais sobre o assunto.

Algumas informações deverão estar presentes quando você realizar a conclusão do seu TCC:

  • Resumo breve do tema;
  • O que foi analisado em seu TCC
  • Qual bibliografia foi lida no desenvolvimento da monografia;
  • Deixar claro qual é a importância do tema que foi abordado;
  • Apresentar qual sua relevância para a sociedade, para si mesmo e o meio acadêmico;
  • Apresentar sugestões para futuras pesquisas sobre o tema.

Afinal, devo usar qual termo em meu trabalho?

Uma das características importantes que é avaliada na elaboração de um TCC é a divisão do tema em seções claras e relevantes.

O mais importante sempre deve ser o conteúdo, porém os avaliadores podem possuir margem para discussões caso o nome das seções estejam confusos. Como foi apresentado anteriormente, existe uma suposta diferença entre ‘Conclusão’ e ‘Considerações finais’.

Muito afirmam que as “Conclusões” devem ser apresentadas apenas quando se há um trabalho que passou por experimentos, entrevistas ou projetos, e que aquele conhecimento não está presente em outros registros acadêmicos.

As “Considerações Finais” ocorrem, no geral, em casos de pesquisas puramente bibliográficas. Entretanto, nem sempre essa definição é aceita por professores e é algo a ser seguido de forma rígida.

Há diferentes indicações nas normas da ABNT, sendo que a apresentação de trabalhos acadêmicos, possuem como exigência uma estrutura a base de “Introdução”, “Desenvolvimento” e “Conclusão’.

Já para relatórios técnicos é obrigatório a estrutura de um “Introdução”, um “Desenvolvimento” e “Considerações Finais”.

Nas normas presentes na ABNT, também é possível observar uma nota onde se diz: “A nomenclatura das seções fica a cargo do autor”. Assim, se não houver restrições por parte da instituição de ensino, utilize a nomenclatura que acreditar apropriada.

A fim de evitar transtornos no futuro, caso se trate de uma monografia, tese ou dissertação, converse com seu orientador e peça sua opinião.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPrefeitura e Estado não se entendem e militares ficam sem vacina em Cuiabá
Próximo artigoMilitares sem vacina: Caso rende vídeos de bate-rebate entre Emanuelzinho e Mauro Carvalho