Concerto gratuito reúne coral infanto-juvenil e orquestra de câmara na UFMT

Orquestra de Câmara da UFMT e Coral Infanto-juvenil Arte Cidadã tocam e cantam clássicos de Léo Delibes e Joseph Haydn nesta terça-feira (10)

Uma apresentação gratuita da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Mato Grosso (OCAM/UFMT), em conjunto com o Coral Infanto-juvenil Arte Cidadã, reúne instrumentos e coro na interpretação de clássicos nesta terça-feira (19), a partir das 19h, no Teatro Universitário da UFMT.

O repertório é composto por composições representantes do período clássico e romântico da música clássica mundial; na programação, os dois primeiros movimentos da “sinfonia 45”, de Joseph Haydn, interpretada pela OCAM/UFMT e “Messa Breve”, de Léo Delibes, interpretada pela Orquestra e Coral em conjunto.

A música de câmara consiste em a qualquer formação que se limite a poucos instrumentistas, portanto, destinada a pequenos espaços. Diferentemente da orquestra sinfônica, cada instrumentista geralmente tem sua partitura exclusiva. Cada um toca notas por si só, dando maior protagonismo individual a cada músico.

A apresentação tem direção dos maestros Jeferson Gonçalo Ribeiro, da Associação Arte Cidadã, e Flávia Vieira, da UFMT e tem apoio da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).

Repertório

Joseph Haydn foi, ao lado de Mozart e Beethoven, um dos mais importantes compositores do período clássico. Sua composição “Sinfonia 45” é conhecida como “Sinfonia de despedida”, pois teve o objetivo de atrair a atenção dos príncipes para a impaciência de seus músicos, que já estavam a muito tempo sem ver seus queridos e desejavam encerrar logo esta temporada no campo.

Léo Delibes foi um compositor francês do período Romântico, que se especializou em balés e óperas. Sua composição “Messe Breve”, de 1867, foi originalmente escrita para órgão e coro e possui 5 movimentos que seguem a lógica da missa católica.

Coral Infanto-juvenil Arte Cidadã

Entidade sem fins lucrativos, Associação Arte Cidadã, de Santo Antônio do Leverger, oferece educação musical gratuita a crianças e adolescentes como forma de inclusão social e promoção de cidadania.

A instituição foi selecionada para representar Mato Grosso no Festival Nacional de Coros Infantis e Juvenis – Gran Finale, em São Paulo, evento que reúne mais de 500 crianças e jovens de corais do todo Brasil, pré- selecionados, que se integram para formar dois grandes coros com repertório único para um concerto final.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCidadãos armados enfrentam criminoso e evitam um possível massacre em loja do Walmart de Washington
Próximo artigoRoupa Nova confirma show em Cuiabá no dia 20 de julho; ingressos à venda