Comprometido com o bom jornalismo, o LIVRE adere ao Projeto Credibilidade

Com essa parceria, o LIVRE é o primeiro jornal regional do Centro Oeste a participar da iniciativa

Atento aos principais desafios que se colocam para a produção do bom jornalismo e fiel aos princípios que nortearam a sua fundação, o LIVRE aderiu ao Projeto Credibilidade, que busca fornecer diretrizes para a prática e o reconhecimento do jornalismo de qualidade. O LIVRE é o primeiro veículo regional do Centro-Oeste a participar do projeto. 

[featured_paragraph]Inspirado no Trust Project – criado por um consórcio de empresas de mídia para desenvolver indicadores e padrões de qualidade e credibilidade que distinguam veículos de jornalismo – o Projeto Credibilidade foi resultado da união de empresas de jornalismo e conta com uma parceria entre o Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista).[/featured_paragraph]

O Projeto Credibilidade já lançou o Manual da Credibilidade Jornalística, um guia de de boas práticas para veículos jornalísticos profissionais. A intenção é fornecer parâmetros para a prática do jornalismo de qualidade na internet brasileira. 

“A participação de veículos de imprensa em projetos dedicados a sinalizar indicadores de credibilidade jornalística em meio digital é fundamental para que possamos avançar no sentido de distinguir o jornalismo profissional e de qualidade na internet”, afirmou Francisco Rolfsen Belda, professor de jornalismo da Unesp e coordenador acadêmico do Projeto Credibilidade. 

Belda explica que a intenção é fornecer um “protocolo de credibilidade”, com ações para garantir a “transparência em relação a fontes de financiamento, política de ética, correção de erros, identificação de autoria das matérias, clara distinção entre textos de informação, de opinião e conteúdos patrocinados”, entre outros. 

“Nosso projeto visa a colaborar com veículos associados para que aprimorem suas práticas editoriais e possam comunicá-las com transparência ao usuário”, prosseguiu a coordenadora-executiva do Projeto Credibilidade, Ângela Pimenta. 

Pioneirismo 

O LIVRE é o primeiro jornal digital regional do Centro Oeste a aderir ao Projeto Credibilidade. Além do LIVRE, fazem parte do projeto a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Agência LupaAgência MuralÉpocaFolha de S. PauloGazeta do PovoJornal da CidadeJornal do CommercioJornal de JundiaíNexo JornalNova EscolaO Estado de S. PauloO GloboO PovoPiauíPoder 360UOLValor Econômico e Zero Hora.

Já no plano global, fazem parte do Trust Project a revista britânica The Economist, o jornal norte-americano The Washington Post e o italiano La Repubblica, entre outros.

Veja o vídeo de apresentação do Projeto Credibilidade:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS