Compras de Natal: 55,3% dos consumidores cuiabanos vão presentear roupas e calçados

De acordo com pesquisa, calçados e roupas representam mais de 55% das intenções de compras neste período

EBC

Com o avanço da vacinação e a queda no número de novos casos de covid-19, as festas de fim de ano e as confraternizações em família deverão acontecer em maior número. Neste momento de volta à normalidade, o Natal do “reencontro” e a vontade de presentear as pessoas mais próximas aquecem o comércio local e os lojistas estão otimistas com as vendas. De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), 64% dos entrevistados afirmaram ir às compras com intenção de gastar aproximadamente R$ 1 mil neste fim de ano.

Ainda segundo a pesquisa, para a data, os produtos mais procurados serão Roupas e Calçados (55,3%), seguidos de Brinquedos/Pelúcias (21,4%), e Eletrodomésticos (4,9%). Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado (Sincalco-MT), Junior Macagnam, a expectativa para o setor calçadista é de um aumento de até 10% nas vendas em relação ao mesmo período em 2019, ano pré-pandemia.

“Estamos bem animados com a movimentação nas lojas e com o fluxo na região central, os consumidores também parecem ansiosos para as compras, pois no ano passado não tivemos muitas festividades de Natal e consequentemente as trocas de presentes aconteceram em menor número. Os consumidores estão aguardando muito este Natal, assim como os comerciantes que se prepararam e continuam seguindo as normas de biossegurança nos estabelecimentos”, aponta Macagnam.

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O presidente, que também é lojista com estabelecimentos em lojas de rua e em shopping, ressalta que algumas medidas econômicas também contribuem para o aquecimento do comércio neste período. “O pagamento do 13º salário acaba dando aquele incremento na renda mensal do trabalhador e muitos se programam durante o ano para realizar as compras com esta renda. Além disso, o governo anunciou o pagamento adiantado da folha de dezembro para essa quinta-feira (23) aos servidores, o que deve injetar aproximadamente R$ 890 milhões se levarmos em consideração o 13º destes mesmos colaboradores”, calcula.

A pesquisa da CDL Cuiabá destaca ainda a preferência dos locais de compras dos consumidores. Mais da metade (51,4%) responderam que optam por ir às Lojas do Centro da cidade. Em segundo lugar ficou a Internet (sites), com 24,9%, que deve destacar um grande aumento comparado aos últimos anos. Em seguida, os Shoppings Centers, com 10,5%, Lojas próximas nos Bairros onde mora, com 7,1%, Mídias Sociais (Instagram, Whatsapp e Facebook) e 3,3% Outros.

(Com informações da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorConsulta pública da vacina
Próximo artigoSentenças plagiadas