Compras coletivas: a “nova” alternativa para pequenos empresários na crise da covid

Para especialista, barganha do preço e o rateio do frete são os principais benefícios

(Foto: Freepik)

A onda das compras coletivas, que movimentou milhares de pessoas há alguns anos, parece ter passado. Pelo menos para os consumidores “comuns”. Para empresários, ela pode ser uma boa alternativa para tentar contornar a crise que caminha no rastro da pandemia do novo coronavírus. Uma aliada para manter empresas e negócios funcionando.

O novo – antigo – modo de fazer compras pode ser benéfico, levando em conta a incerteza do fluxo de caixa em pequenas empresas, afetadas pelas medidas de isolamento social.

A modalidade funciona quando um grupo que atua no mesmo ramo se junta para adquirir, em grande quantidade, determinado produto. As unidades e o custo – bem mais barato delas – são divididos entre todos.

Consultora de negócios e especialista em finanças, Camila Rossi, afirma que as compras coletivas são extremamente vantajosas. Entre as vantagens está a barganha do preço e o rateio do gasto com frete e transporte do produto comprado.

LEIA TAMBÉM

“Geralmente, os pequenos agricultores fazem muitas compras coletivas. Eles se juntam em três, quatro, cinco e compram uma quantidade maior e conseguem articular o preço e fazem economia”, explica.

Camila Rossi é consultora de negócios e especialista em tirar empresas do vermelho (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre

O conselho da especialista é se juntar aos colegas do ramo – quando houver a possibilidade da parceria – e aproveitar os benefícios.

“Em se tratando de pequenos agricultores, se você tem aquele vizinho que trabalha na mesma atividade, construa a parceria”, ela aconselha, afirmando a necessidade de se colocar tudo na ponta da caneta. “O que estou ganhando em valores fazendo a compra coletiva?”.

Não é só para empresários

E, claro, não é só para empresários. Pessoas física também podem usufruir das compras coletivas. Na internet, sites especializados ainda oferecem descontos para vendas em grande escala.

No Brasil, diversos deles têm cupons de desconto e vantagens para compras em grandes quantidades. As vantagens são parecidas e proporcionam economia no bolso do consumidor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMenos aprendizagem e mais desistência: qual será o impacto da pandemia no ensino público?
Próximo artigoMulher finge ser enfermeira para ver o marido internado com covid em UTI