15 de abril de 2026 10:43
Cidades

Como vai a sua glicose? Casos de diabetes crescem 400% no Brasil

Foto de Lucas Bellinello
Lucas Bellinello

O número de brasileiros diagnosticados com diabetes aumentou mais de 400% nos últimos 25 anos. Dados do novo Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) revelam que o país tem hoje 16,6 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos vivendo com a doença — em 2000, eram apenas 3,3 milhões.

O diabetes tipo 2 representa cerca de 90% dos casos e está diretamente relacionado a fatores como excesso de peso, sedentarismo e alimentação rica em ultraprocessados. Especialistas alertam que a tendência de crescimento está ligada principalmente ao estilo de vida moderno, com alto consumo de carboidratos e baixo nível de atividade física.

O problema também tem atingido crianças e adolescentes com mais frequência. Estimativas da IDF indicam que 1,1 milhão de jovens entre 14 e 19 anos já vivem com diabetes tipo 2, quadro que antes era restrito a adultos. O avanço da obesidade infantil e o sedentarismo estão entre as principais causas.

Além disso, as mulheres são as mais afetadas. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência da doença é de 11,1% entre elas, contra 9,1% entre os homens. Entre os idosos, 31% das mulheres acima de 65 anos convivem com diabetes, frente a 29,3% dos homens.

Novos tratamentos

Nos últimos anos, novos medicamentos — como a dapagliflozina, empagliflozina, Ozempic e Monjaro — vêm revolucionando o tratamento, ajudando a controlar não apenas o diabetes, mas também problemas relacionados ao coração, rins e obesidade.

Embora o açúcar ainda seja apontado como o principal vilão, especialistas explicam que não é o consumo isolado de doces que causa o diabetes, mas sim o conjunto de maus hábitos alimentares e o excesso calórico. O equilíbrio na dieta e a prática regular de exercícios seguem sendo as principais armas contra a doença.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Operação ‘Areia Movediça’ mira fraudes em licitação de evento esportivo em Araguaiana

Polícia Civil cumpre dez mandados em três cidades; investigação aponta sobrepreço em materiais, simulação de orçamentos e irregularidades no pagamento de premiações
Crônicas Policiais

Rotam fecha ‘boca de fumo’ e prende jovem com 57 porções de cocaína em Pontes e Lacerda

Flagrante ocorreu durante a Operação Tolerância Zero no bairro Morada da Serra; comparsa conseguiu fugir em uma motocicleta durante a abordagem
Crônicas Policiais

Sema-MT desarticula extração ilegal de madeira e minérios na Reserva Guariba-Roosevelt

Ação no noroeste do estado resultou na apreensão de maquinário pesado, destruição de acampamentos e multa inicial de R$ 200 mil; infratores usaram barricadas para tentar impedir fiscalização
Geral

Secel-MT convoca sociedade para definir metas da cultura para a próxima década

Consulta pública online e Caravana Fluxo buscam propostas para o Plano Estadual 2026-2036; participação popular definirá investimentos e acessibilidade nos 141 municípios