Como ler e entender as informações nutricionais das embalagens de produtos

Ultimamente as pessoas estão em busca de fazerem melhores escolhas no mercado, mas será que você está fazendo as escolhas certas? Você costuma olhar apenas as calorias daquele produto ou lê também a lista de ingredientes e se contêm algum ingrediente no qual você não pode consumir? Por exemplo o glúten.

No rótulo há uma coluna com o %VD (significa % do valor diário em relação a uma dieta de 2.000 kcal) que serve para orientar o consumidor quanto a porção daquele alimento contribui para o total de nutrientes diário, onde pode ser observado as calorias, a quantidade de vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e sódio.

Exemplo de embalagem com informações nutricionais (Foto: Reprodução/O Livre)

Outra questão que dever observada é quando há escrito: “LIGHT” ou “DIET”.  O termo “light” significa que houve uma redução de algum nutriente, por exemplo a gordura, mas o cuidado deve ser tomado, já que o termo light não quer dizer “saudável”, e em alguns produtos lights há maior adição de sódio. Já o termo Diet apresenta a ausência de determinado nutriente, podendo ser o açúcar.

É fundamental ler a lista de ingredientes do produto,  os ingredientes estão descritos em ordem decrescente, ou seja, os itens que aparecem primeiro na lista são os ingredientes que estão presentes em maior quantidade no produto. Então quanto menor a lista de ingredientes, melhor o produto. Por exemplo os sucos, no mercado há várias marcas de sucos de laranja, mas há diferença na sua composição.

Os produtos industrializados são ricos em sódios, contêm conservantes, corantes, então dê preferências aos alimentos in natura! Evite o consumo de alimentos industrializados para uma melhor saúde e longevidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTemendo contágio, funcionários dos Correios começam a parar por conta própria
Próximo artigoMulta para quem abrir