Internacional

Como a pandemia fez crescer a quantidade de crianças míopes no mundo?

Sim, tem relação com o maior tempo exposto às telas de celulares e computadores, mas não é exatamente como você está pensando

1 minuto de leitura
Como a pandemia fez crescer a quantidade de crianças míopes no mundo?
(Foto: Kenaz Nepomuceno / Pexels)

Menos luz do sol e mais luz de telas. Mas, principalmente, menos luz do sol. O confinamento necessário por conta da pandemia da covid-19 pode ter aumentado em 40% a miopia entre crianças e adolescentes.

A constatação está em um estudo publicado recentemente pela revista The Lancet. Carolina Picotti, médica e uma das envolvidas, falou sobre o assunto ao El País.

Segundo ela, a explicação é simples: a luz do sol estimula a liberação de dopamina na retina. Essa substância é a que impede o globo ocular de se tornar longo demais, o formato que causa a miopia.

Não há substitutos para a luz do sol e, como todos – principalmente as crianças, que deixaram de ir à escola – passaram muito mais tempo dentro de casa no último ano, não é de se estranhar que estejam apresentando mais dificuldade para enxergar.

Ainda de acordo com a reportagem do El País, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2050, metade da população mundial seja míope.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes