A Propósito

Commodities na agricultura familiar

1 minuto de leitura
Commodities na agricultura familiar
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O candidato a governador Mauro Mendes (DEM) criticou o modelo de agricultura familiar existente no Estado, durante sabatina na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) nesta segunda-feira (17).

Mauro afirmou que a insistência em produzir alimentos perecíveis impede que o setor avance e sugeriu que os pequenos agricultores invistam em commodities.

“Essa agricultura familiar nesse modelo de coisas perecíveis, próximo de onde tem que consumir, não vai crescer nunca em Mato Grosso, óbvio, só temos 3 milhões de habitantes. Você não vai produzir alface aqui para vender em São Paulo”, disse.

“O tomate, o alface, a cenoura, aquelas coisinhas que eles ficam insistindo, criar galinha, ovozinho, sei lá o que, não adianta, não tem o tamanho. É preciso uma cadeia que possa ter competitividade”, disparou o candidato.

Depois, em entrevista, Mauro recuou e disse que não quer acabar com a produção de alimentos frescos na agricultura familiar, mas apenas diversificar. “Mais de 100 mil famílias vivem da agricultura familiar, então não dá para mais de 100 mil famílias produzirem apenas hortifrutigranjeiros porque o mercado doméstico é pequeno. Tem espaço para que uma parcela se dedique a esse tipo de produção, mas outra parcela precisa ganhar outros Estados”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes