Principal

Comitiva francesa visita fazendas em MT

2 minutos de leitura
Comitiva francesa visita fazendas em MT

Mato Grosso foi o principal ponto da rota brasileira feita por um grupo de produtores rurais, pesquisadores e universitários vindos do Norte da França. A caravana é composta por 38 acadêmicos da Universidade de Lille, que busca novas experiências no setor agropecuário. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi a responsável em apresentar aos franceses sistemas de produção que são destaque em Mato Grosso. 

O objetivo dos franceses foi conhecer a realidade do campo, visitar propriedades voltadas para agricultura de precisão e pecuária de corte no estado. “Escolhemos Mato Grosso por ser referência em agricultura e pecuária no Brasil e no mundo”, disse o francês e professor acadêmico Bruno Guermonprez.

Entre as fazendas que o grupo visitou estão as do Grupo Cinco Estrelas, referência em genética com performance na pecuária leiteira. A unidade investe em embriões da raça Gir Leiteiro e Girolando com o propósito de garantir animais férteis, produtivos e dóceis para ofertar ao mercado. 

O anfitrião Getúlio Vilela de Figueiredo mostrou ao grupo os resultados dos investimentos em genética bovina. O plantel conta com matrizes de alto nível, ou seja, com maior resistência, produtividade, adaptado ao clima tropical. “Além de férteis e dóceis”, comemora o pecuarista.

De acordo com Figueiredo, o grupo trabalha constantemente em busca da qualidade da carne, melhoramento da carcaça e a precocidade do animal. Atualmente, o produtor prioriza fêmeas como receptoras e os machos para engorda. 

Na fazenda os franceses conheceram animais pantaneiros, tropa de burros, mulas e animais quarto de milha para apartação. Para o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Guto Zanata, a vinda dos franceses ao estado comprova o quanto o setor produtivo mato-grossense representa para o agronegócio mundial. “E o mais importante disso tudo é a troca de experiências”, complementa.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes