Cuiabá

Comidas típicas e shows de Nico e Lau e Flor Ribeirinha marcam Festa de São Gonçalo

3 minutos de leitura
Comidas típicas e shows de Nico e Lau e Flor Ribeirinha marcam Festa de São Gonçalo
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Paróquia São Gonçalo do Porto convida a população para grande festa, que ocorre na quinta-feira (10), com procissão, missa solene, quermesse com comidas típicas, sorteio do prêmio da rifa, show cultural de Nico e Lau e a tradicional dança de São Gonçalo, com a presença do grupo Flor Ribeirinha.

A concentração será às 17h30, no Museu do Rio. Deste ponto, fieis partem em procissão, às 18h, até a Paróquia, localizada na avenida 15 de Novembro com a Senador Metelo.  A festa é sempre realizada no dia do Santo, 10 de Janeiro. Neste ano, são esperadas mais de duas mil pessoas.

Na sequência, tem início a missa solene em honra e glória a São Gonçalo, às 19h. A programação segue com a quermesse, às 20h30, com comidas típicas, show de Nico e Lau e sorteio do prêmio da rifas. A festa encerra às 22h, finalizada pela apresentação da dança de São Gonçalo, com o Flor Ribeirinha.

O padre da paróquia, Orozimbo de Paula Junior conta um pouco sobre a celebração. “Dentro dos festejos dos 300 anos de Cuiabá estamos celebrando o jubileu da chegado dos religiosos Salesianos em Cuiabá – 125 anos de presença na área da evangelização, educação e trabalho missionário. Por isso o ano de 2019 será duplamente festejado no Bairro Porto e cremos em toda Cuiabá”.

A festa é famosa pela dança de São Gonçalo e pela relação de fé e devoção que os fieis mantém com o santo. Faz parte da tradição apresentar as crianças recém-nascidas ao santo. Muitas mães apresentam seus filhos ainda no ventre. Há também devotos que recorrem ao santo pedindo o fortalecimento dos ossos e pedindo saúde. Isso ocorre especialmente, nas missas de sexta-feira, às 16h.

O vereador de Cuiabá, Luiz Claudio de Castro Sodré se sente honrado em participar da festa. “É uma honra para nós, eu e minha esposa Leonora, sermos rei e rainha da Festa São Gonçalo 2019. Uma festa de tradição que reflete toda a fé e devoção do povo de Cuiabá”, diz.

História

Um dos primeiros registros da Igreja de São Gonçalo do Porto é de 15 de novembro de 1.781, quando José Carlos Pereira de Souza, um baiano da cidade de Cachoeira, terceiro Juiz da então Vila de Cuiabá, fora chamado à Corte em Lisboa. Com espírito religioso, queria deixar na então Cuiabá sua marca de fiel devoto ao santo português.

Tendo em vista a proximidade do porto do rio Cuiabá e a existência de ouro na região foi construída, neste local, uma pequena capela dedicada ao Santo e nela mais tarde foi colocada a imagem de São Gonçalo, que mede 1,45 metros, toda talhada em madeira vinda da cidade de Amarante em Portugal, cidade em que nasceu e viveu São Gonçalo.

No dia 08 de abril de 1843, a Capela foi elevada a Paróquia. Conta-se que naquela época o povo reunia-se sempre em torno das igrejas de São Gonçalo e São Benedito (Igreja do Rosário).

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes