Cidades

Começa hoje enchimento do reservatório da Usina do município de Sinop

2 minutos de leitura
Começa hoje enchimento do reservatório da Usina do município de Sinop
foto: DIVULGAÇÃO

Começa nesta quarta-feira (30) o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) no município de Sinop (500 km de Cuiabá). A secretaria de Meio Ambiente emitiu a liberação para que comece o processo de fechamento das comportas e em seguida o enchimento do lago.

Em entrevista a uma emissora local, o Diretor de meio Ambiente da Hidrelétrica Ricardo Padilha disse que o prazo pode variar. “O enchimento será realizado de forma controlada, conforme as condições ambientais”.

Segundo a empresa esse período é um marco importante pois representa a conclusão das obras civis e o início da última fase, até a geração de energia elétrica. O que reflete todas as obrigações cumpridas pelo projeto, com a sociedade e o meio ambiente.

“Durante esse período várias atividades ocorrerão de forma conjunta, por meio de ações e medidas dos inúmeros programas que fazem parte das condicionantes do licenciamento ambiental. O enchimento terá análises regulares da água com o objetivo de garantir a sua qualidade, proteger os animais da região e as comunidades do entorno do futuro lago”, disse Ricardo.

Conforme o empreendimento, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) ainda não emitiu a autorização para que a Usina comece a funcionar, mas confirma que a Secretaria está trabalhando para que toda a documentação seja emitida, antes que encerre o prazo final para o enchimento.

Para que os procedimentos de enchimento fossem iniciados, foram necessárias obras de alteamento da ponte da rodovia MT-220, desvios na BR 163 com a construção de três pontes, e a supressão da vegetação – devidamente autorizada pela SEMA.

BENEFÍCIOS

Com a construção da Usina Hidrelétrica mais de 1,6 milhão de pessoas serão beneficiadas com energia elétrica, o que é equivalente a 50% da população do Estado de Mato Grosso. A construção do empreendimento representa uma importante contribuição para atender a crescente demanda de energia elétrica no país.

O projeto se enquadra na geração de fontes de energias renováveis, como: eólicas, hidrelétricas, térmicas a biomassa e solar.

Famílias da área interferida pela Usina foram remanejadas para novos lares. Por meio do Programa de Remanejamento da População. 28 famílias foram realocadas, no fim de 2017, para o Reassentamento Rural Coletivo (RRC), localizado a margem direita do rio Teles Pires a cerca de 20 km de Sinop sentido ao município de Sorriso.

Para este recomeço, toda família reassentada também recebeu um projeto de geração de renda no valor de R$ 15 mil de sua escolha.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes