O Brasil já é o país com o maior número de indivíduos que sofrem de ansiedade. As informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). E dentre os inúmeros motivos para esse quadro, a má nutrição se destaca.
Como a ansiedade é uma resposta natural ao perigo iminente e envolve diferentes hormônios e neurotransmissores, os níveis de tensão e estresse aumentam quando alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, carboidratos e conservantes são consumidos em excesso.
Mas assim como há alimentos que prejudicam esse quadro, há os que podem ajudar a controlá-lo. A Bio Mundo fez uma lista de cinco deles, que o LIVRE reproduz aqui.
1. Aveia e grãos integrais
Podendo ser incluída logo no café da manhã, a aveia oferece vitaminas do complexo B e ácido fólico, importantes reguladores do sistema nervoso.
Já os grãos, presentes em alimentos como pão, arroz e massas integrais, possuem ômega-3, selênio e triptofano, que melhoram as funções cerebrais e os quadros de depressão.
E, de quebra, ambos estimulam a saciedade, o que é ideal para quem é ansioso e acaba descontando na comida.
2. Chocolate
Essa parece bem óbvia. Mas o fato é que o chocolate – e aqui estamos falando dos amargos, com 70% cacau – é capaz de reduzir a neuroinflamação e melhorar o fluxo sanguíneo.
Por ser rico em flavonoides, antioxidantes e triptofano, um aminoácido presente na produção de serotonina, o chocolate proporciona ao organismo enorme sensação de prazer, felicidade e euforia.
É, você já sabia!
3. Chás
Chás, como o de camomila e o verde, são saborosas alternativas naturais para aliviar o estresse. Com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e calmantes, eles são ricos em flavonoides e aminoácidos, que estabilizam o humor e relaxam os músculos.
No fim das contas, contribuem para um sono de mais qualidade e ainda te ajudam a manter o corpo hidratado ao longo do dia.
4. Iogurte natural
É consenso entre os especialistas que a inflamação crônica causa grande parte dos quadros de tensão nervosa, ansiedade e depressão. E os compostos lácteos, como o iogurte natural, contribuem para evitar esses problemas, uma vez que são poderosos anti-inflamatórios.
Para as mulheres, ele é ainda mais benéfico, pois ajuda a regular os hormônios durante a menopausa e a repor a massa óssea.
(Com Assessoria)