A Propósito

Com um pé na Ásia

Marcelo Duarte deverá comandar os trabalhos no escritório da Abrapa em Singapura

2 minutos de leitura
Com um pé na Ásia
Marcelo Duarte, primeiro da esquerda para a direita, deve ser o líder do escritório permanente para promover a pluma brasileira no mercado asiático

Os cotonicultores brasileiros, por meio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), avançaram no fechamento de um acordo de cooperação técnica com o governo brasileiro para incrementar o comércio do algodão junto a países da Ásia.

O vice-presidente da entidade, Júlio Cézar Busato, esteve reunido nesta semana com o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Augusto Pestana, e com o diretor de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), para finalizar a estratégia que prevê a instalação de um escritório permanente para promover a pluma brasileira no mercado asiático.

O diretor de relações internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, também participou da reunião. Ele, que já passou pela Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, deverá comandar os trabalhos na unidade.

Durante a posse da Ampa, em Cuiabá (MT), Duarte revelou ao LIVRE que as negociações estavam bem adiantadas e que as perspectivas são as melhores. “Será um novo desafio, mas estamos prontos e tenho a certeza que vamos obter bons resultados com a implantação desse escritório na Ásia”, disse.

Duarte disse ainda que o ponto será estratégico para as exportações da pluma brasileira, que bateram recordes nesta safra em que o Brasil produziu 2,8 milhões de toneladas, sendo Mato Grosso responsável por 1,948 milhão de tonelada. “Lá é o nosso principal mercado internacional, responsável por mais de 80% das exportações brasileiras. Se quisermos aumentar nossos números, é fundamental que estejamos perto do mercado asiático”, disse.

O diretor-executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero, também participou do encontro.

Projeto

O projeto de abertura do escritório permanente da Abrapa em Singapura foi entregue à ministra da Agricultura Tereza Cristina em agosto deste ano, durante encerramento da Missão Compradores 2019.

Hoje o Brasil é considerado o segundo maior exportador de algodão do mundo, ao negociar um total de 2,1 milhões de toneladas na safra 2018/2019. Com o feito, ocupou o posto que era da Índia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes