Negócios

Com queda de 90% nas vendas, lojistas pedem isenção de aluguel e fechamento dos Shoppings

2 minutos de leitura
Com queda de 90% nas vendas, lojistas pedem isenção de aluguel e fechamento dos Shoppings

Empresários que possuem lojas nos Shoppings Pantanal e Estação estão pedindo o fechamento das unidades e a isenção do aluguel durante o período de “quarentena”, na tentativa de reduzir os prejuízos causados pelas medidas que estão sendo tomadas pelos Governos no combate à disseminação do coronavírus.

De acordo com levantamento feito pela Prevent Minimização de Riscos Empresariais, estima-se que o movimento caiu em média 90%, na última semana, em relação ao movimento normal considerado para o mesmo período do ano anterior.

“Em algumas lojas, o movimento caiu cerca de 95%, na capital, desde que o Estado adotou medidas de combate à disseminação do coronavírus”, disse um lojista ao LIVRE que preferiu não ser identificado.

Na manhã desta sexta-feira (20), um grupo de cerca de 15 lojistas esteve reunido com o prefeito Emanuel Pinheiro e solicitou a publicação de um decreto que prevê os fechamentos desses centros comerciais.

“Já era para ele ter publicado, estamos no aguardo. Não sei se vai sair o decreto, pois é muita pressão”, disse outra lojista que teme a perenidade do negócio.

Pedido às administradoras

As advogadas da Ana Carolina Vilalba e Julliana Letícia do Carmo, que patrocinam a defesa dos Restaurante Serra, Sushi Box e Tre Basili fizeram um documento, que será entregue ainda hoje às administradoras dos Shoppings Estação e Pantanal.

“Nós estamos representando todos os lojistas e construímos esse documento em conjunto, sem qualquer custo, pois entendemos que este é um serviço que tem uma função social”, disseram.

No documento, os lojistas pedem que as administrações dos shoppings se manifestem, no prazo de 48 horas, sobre a possibilidade de isenção de pagamento de aluguéis mínimos, de modo que as cobranças sejam feitas apenas em percentuais sobre o faturamento efetivo; sobre a isenção do pagamento do fundo de promoção; redução drástica das verbas condominiais e a não cobrança do décimo terceiro aluguel neste ano.

“Os empresários estão amarrados, não tem funcionário, não tem cliente. E nós entendemos que até o momento, as administradoras não pediram o fechamento por uma questão financeira. Se partir delas a proposta, elas teriam que isentar o aluguel dos lojistas”, explica a advogada Ana Carolina Vilalba.

O documento já conta com mais de 60 assinaturas.

Outro lado

O LIVRE entrou em contato com as administradoras dos Shoppings Estação e Pantanal e aguarda um retorno.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes