Cidades

Com problemas de saúde, deputado Wancley anuncia fim da carreira política

7 minutos de leitura
Com problemas de saúde, deputado Wancley anuncia fim da carreira política

Ednilson Aguiar/O Livre

dep wancley Carvalho

Wancley Carvalho leu uma carta de despedida na tribuna da Assembleia

O deputado estadual Wancley Carvalho (PV) anunciou, na tribuna da Assembleia Legislativa na noite desta quarta-feira (28), que decidiu se afastar da política e não concorrer à reeleição. Ele informou que vai concluir o mandato até o fim – janeiro de 2019. O parlamentar já havia comunicado a decisão aos colegas do Partido Verde.

Em entrevista, Wancley informou que vai se dedicar à família e aos tratamentos de saúde. O deputado sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e tem também um cisto benigno no cérebro.

“Fui diagnosticado com um cisto na cabeça. Depois fiz exames e soube que não era tão grave. Mas quando veio o diagnóstico, fiquei apreensivo e tive um ataque de ansiedade. Então descobri que tenho TAG, um Transtorno de Ansiedade Generalizada. Estou fazendo tratamento também para controlar a ansiedade”, explicou.

Wancley está no primeiro mandato de deputado estadual, eleito com 19.639 votos, e já foi vereador por Pontes e Lacerda. Ele disse que, nos seus 10 anos de carreira política, tem se dedicado muito à política e deixado a família em segundo plano. A esposa, Consuelo, está no oitavo mês de gravidez. “Não posso mais me entregar à política como antes, porque agora tenho uma limitação. Temos que ter maturidade de reconhecer o momento de parar. Meu desejo é passar o bastão”, disse.

O deputado optou por fazer o anúncio da aposentadoria política neste momento, antes da janela de infidelidade partidária e do prazo de desincompatibilização, para que o partido e outros candidatos de Pontes e Lacerda se organizem para disputar as eleições de outubro.

Na Assembleia, Wancley pautou sua atuação na defesa dos servidores públicos. Servidor estadual da carreira de escrivão da Polícia Civil, Wancley sempre foi da base do governador Pedro Taques (PSDB), mas votou contra o governo em questões polêmicas como o Teto de Gastos e a Revisão Geral Anual (RGA).

Na tribuna, o deputado leu uma carta de despedida. Leia o texto na íntegra:

‘Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé’, assim escreve o apóstolo Paulo, dirigindo-se a Timóteo. Da mesma forma, tomo emprestado esse trecho para me dirigir a você que, direta ou indiretamente, fez parte da minha vida pública.

Quero compartilhar contigo, nessa breve carta, os motivos pelos quais resolvi me afastar da política e não ser candidato no pleito de 2018. Foram 10 anos da minha vida, dedicados à política. Dois mandatos como Vereador em Pontes e Lacerda e um como Deputado Estadual pelo nosso estado de Mato Grosso. Todos pelo Partido Verde, mandatos esses que cumpri e venho cumprindo com doação total.

Como uma vocação, me entrego aos compromissos em que assumo, talvez devido a essa grande entrega, que hoje me sinto cansado da atividade política e com o desejo de mudar. Talvez, também, em função dessa entrega ao trabalho desenvolvi alguns problemas de saúde que no momento estou tratando, mas que me impedem de continuar com tamanha dedicação a vida pública.

Já enfrentei grandes desafios ao longo desses 10 anos, campanhas que poucos acreditavam que ganharia, mas a vitória veio em todas as campanhas que disputei. Agora que estou no momento mais favorável para uma disputa eleitoral, pois tenho muito trabalho prestado, um ótimo grupo político, uma ótima equipe, decidi mudar, estou saindo no meu melhor momento. Mesmo aparecendo entre os primeiros conforme últimas pesquisas eleitorais, com chances reais de reeleição, decidi sair.

Na vida é necessário determinar prioridades, e nos próximos anos minha prioridade será minha família. Sou casado com a Consoelo, que além de amiga e companheira sempre soube compreender minhas ausências, por conta da atividade pública, ao longo desses anos. Fruto do nosso amor, em breve, nascerá nossa primeira filha, a Serena.

Faço opção pela minha família, com o desejo de cumprir minha nova vocação de ser pai e, agora, dedicar meu tempo à essas duas mulheres da minha vida que, mais do que nunca, precisarão de mim, da minha presença, da minha atenção integral. E, no ritmo que eu levo, no cumprimento do meu mandato, dificilmente conseguiria dar a atenção que elas merecem, além disso, irei cuidar de minha saúde.

A atividade política, em sua plenitude, não é fácil, assim como tantas outras coisas na vida. Mas com amor, fé em Deus, dedicação e muito trabalho, é possível vencer os variados obstáculos. Tenho orgulho de ser político, pois através da política é possível, de fato, fazer com que o cidadão tenha garantia de seus direitos e acesso às condições dignas de vida. A política é um instrumento de transformação.

Porém, sinto que é hora de parar, dei minha contribuição durante 10 anos, agora é hora de dar oportunidade para outras pessoas fazerem o trabalho. Da mesma maneira que tive o desejo, no passado, de entrar na política – e não tenho dúvidas que essa foi uma decisão acertada-, agora esse mesmo sentimento me invade, e me faz tomar a decisão de parar. Tenho em minha consciência de que fiz o meu melhor, buscando a excelência e perfeição.

Esse ano irei concluir o mandato de Deputado Estadual em seu mais alto nível de trabalho como sempre fiz. Minha profissão é Investigador da Polícia Judiciária Civil, terminando o mandato, retornarei a minha atividade que me orgulho tanto.

Quero aproveitar e agradecer a Deus pela oportunidade dessa maravilhosa experiência, agradecer minha família que me apoiou desde a minha decisão de entrar para a política, quando ainda era um garoto, e até neste momento da decisão de afastar da política.

Meu carinho e agradecimento à minha esposa, que gera em seu ventre o nosso maior presente. Estendo meus agradecimentos aos meus amigos que sempre estiveram comigo desde o início, com tantas e tantas dificuldades.

Meu muito obrigado ao Partido Verde, à imprensa, aos conhecidos, a minha equipe que, através dela, conseguimos realizar um trabalho de alto nível para a sociedade.

A vocês, eleitores, agradeço por cada voto de confiança que recebi ao longo desses anos. Para cada pessoa que votou e acreditou em mim, espero que tenha correspondido a expectativa, com o trabalho que desempenhei. Agradeço às autoridades dos três poderes; a toda sociedade e a você, que está lendo essa carta, me sinto muito feliz e realizado pelo carinho e atenção. É com muito respeito, sinceridade e orgulho que, junto com você, cumprimos Sou otimista, acredito nas pessoas, em nossos líderes. Por isso, sempre terei esperança no ser humano, e que nossa sociedade possa evoluir de maneira sustentável, com qualidade de vida a todos, de maneira fraterna e com justiça social.

Em respeito a você, e para continuar dando transparência às minhas ações, estou preparando um material para fazer minha prestação de contas à sociedade, ao longo desses anos.

Um forte abraço, do seu amigo e companheiro de todas as horas, WANCLEY CARVALHO.

“Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” (Josué, 1,9)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes