Cidades

Com chuvas intensas, novembro registrou o maior acúmulo de água para o mês em 35 anos

2 minutos de leitura
Com chuvas intensas, novembro registrou o maior acúmulo de água para o mês em 35 anos
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Se você estranhou a quantidade de dias chuvosos e a intensidade das precipitações em Cuiabá ao longo do mês, saiba que não é por menos. Neste mês de novembro, foi registrado, pela Defesa Civil Municipal, o maior acúmulo de água para o mês desde 1983, quando o índice chegou a 369,6 mm. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média prevista para o mês era de 172 mm.

Na última quarta-feira (28), em apenas duas horas de chuva, que começou a cair por volta das 17 horas, foram registrados 80 mm de água. Já nesta sexta-feira (30), a chuva retornou, desde as primeiras horas da madrugada. Até as 10h20 desta manhã, havia-se registrado o acúmulo de mais 12,6mm. Na quinta-feira (29) não houve registro de chuva.

Conforme a Defesa Civil, com as chuvas registradas, o acúmulo total foi de 422,8 mm, o maior índice para o mês de novembro desde 1983. Os números também são superiores ao dobro do que era previsto pelo Inmet.

Chuva continua

Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas devem permanecer intensas durante o final de semana, e retornar mais fracas ao longo da próxima semana.

Para este sábado (1º), a probabilidade de chuva é estimada em 90%, assim como no domingo. Para a segunda-feira, as chances caem para 5%. Na terça-feira (4), a probabilidade volta a aumentar e chega a 30%.

Com as precipitações, a temperatura na Capital também permanece amena, sendo que a máxima prevista para o final de semana é de 31ºC.

Perigos da chuva

Diante das probabilidades de chuva, a Defesa Civil municipal faz orientações à população para que fique atenta aos pontos de alagamentos e perigos em relação a raios e queda de árvores.

Embora o Corpo de Bombeiros ainda não tenha registrado ocorrência de queda de árvore nesta semana, uma cratera foi aberta no canteiro central da avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) na noite de quarta-feira. Engenheiros da Prefeitura estiveram no local e constataram que o buraco se formou depois que a galeria pluvial não aguentou a intensidade das águas que corriam devido à chuva forte.

A Defesa Civil também recomenda que equipamentos elétricos úmidos não sejam utilizados para evitar descargas elétricas.

Nesta semana, uma mulher de 47 anos morreu após sofrer descarga elétrica enquanto carregava o celular, no município de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá). De acordo com o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Juliano Silva, a mulher deve ter ficado cerca de três dias caída em sua casa até que recebeu o socorro médico. Ela apresentava um hematoma quando foi socorrida, mas não resistiu e morreu no hospital.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes