Cidades

Com 73 à espera de UTI, governo de MT pede socorro para outros Estados

Ocupação das UTIs na rede exclusiva para a covid-19 chegou aos 99% nessa segunda-feira (8) e a SES declarou colapso

1 minuto de leitura
Com 73 à espera de UTI, governo de MT pede socorro para outros Estados
Imagem Ilustrativa (Reprodução: Agência Brasil/Rahel Patrasso)

O Governo de Mato Grosso pediu que outros Estados recebam pacientes locais da covid-19, via Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a rede hospitalar exclusiva da pandemia chegou à exaustão com a ocupação 98% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). 

“Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso informa que solicitou o auxílio dos demais Estados da federação para a possível transferência de pacientes com a covid-19. Até o momento, não houve confirmação oficial”, diz trecho de nota oficial. 

O boletim informativo divulgado nessa segunda-feira (8) pela SES informa que existem 498 leitos UTI na rede estadual, mas que 98,9% deles estão ocupados. É a taxa mais alta da segunda onda de contágio.

Seis hospitais operam acima da capacidade. O Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, em Rondonópolis (210 km de Cuiabá), tem o dobro de pacientes que suporta.  

Conforme a Secretaria de Saúde, até o fim da tarde desta segunda-feira (8), 73 pessoas estavam à espera de vaga nos hospitais de tratamento da covid-19 em Mato Grosso e sem previsão de entrada. Todos estariam em situação que demanda internação em UTI. 

“Atualmente, Mato Grosso registra 73 pacientes com covid-19 à espera de um leito de terapia intensiva. É importante frisar que, considerando a universalidade do SUS, Mato Grosso prestou assistência a pacientes de Rondônia em janeiro e cedeu UTIs para o tratamento de pessoas que esperavam por uma vaga”, diz a SES. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes