Com 32%, Bolsonaro lidera disputa presidencial em São Paulo

Instituto Paraná Pesquisa revela preferência pela reeleição do atual presidente no maior colégio eleitoral do Brasil

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) lidera as pesquisas de intenção de voto no Estado de São Paulo na disputa pelo Palácio do Planalto em 2022.

É o que revela a pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (3).

Bolsonaro lidera em dois cenários na modalidade estimulada, quando é apresentado ao eleitor as opções dos prováveis candidatos à Presidência da República.

No primeiro cenário, Bolsonaro lidera com 32%. Em segundo lugar aparece o petista Luiz Inácio Lula da Silva, com 23,7%. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sérgio Moro é o terceiro, com 6,7% dos votos.

O governador de São Paulo João Dória (PSDB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparecem empatados tecnicamente com 6,3% e 6,1%, respectivamente.

O apresentador de TV Luciano Huck tem 5,2% e João Amoedo (Novo) aparece com 4,1%.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), aparece com apenas 0,6%. Não souberam ou não responderam 3,6%. Votos brancos e nulos totalizam 13,8%.

Cenário sem Lula

Em um cenário com Luiz Inácio Lula da Silva sendo substituído pelo ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad na modalidade de pesquisa estimulada, Bolsonaro também liderança a preferência dos eleitores do Estado de São Paulo.

O atual presidente da República aparece com 32,7% enquanto Haddad está em segundo lugar com 14,5%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 8,3%.

Sem Lula na disputa, o apresentador de TV Luciano Huck, o ex-juiz Sérgio Moro e o governador João Dória estão empatados tecnicamente com 7,6%, 7,3% e 7,1%, respectivamente.

O empresário João Amoedo registra 4,3%. O presidente do Senado Rodrigo Pacheco é o último da lista com 0,8%.

Avaliação e aprovação de Bolsonaro

O Instituto Paraná também mediu junto aos eleitores de São Paulo a avaliação do mandato do presidente da República Jair Bolsonaro.

A aprovação corresponde a 45,6% e a desaprovação 49,4% Não souberam ou não opinaram 4,9%.

O percentual de 15,1% considera ótimo e 18,7% consideram bom. Outros 22,7% consideram regular o desempenho do mandato presidencial. Consideram ruim 7,3% e péssimo 34,8%.

Para a realização da pesquisa, o Instituto Paraná entrevistou o total de 1.602 eleitores, sendo estratificada de acordo com sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com eleitores com 16 anos ou mais em 92 municípios entre os dias 28 de abril e 01 de maio de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

A margem de erro é de 2,5% e o nível de confiança é de 95%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCovid-19: vacinação reduz pela metade morte entre idosos com mais de 80 anos
Próximo artigoGaris, motoristas e grávidas começam a ser vacinados nesta semana em Cuiabá