Variedades

Coletivo artístico retoma gravações de websérie independente

3 minutos de leitura
Coletivo artístico retoma gravações de websérie independente
Divulgação / Clarinda Castro

O Coletivo Artístico Gay de Mato Grosso (Cagay), começou a produção de uma nova websérie. Idealizado por Elton Martins, após contato com um coletivo paulista do mesmo segmento, o Cagay nasceu em 2015. Há alguma semanas, retomou o projeto audiovisual independente.

O Cagay é um coletivo de audiovisual independente, que busca produzir conteúdo para a internet em formato de websérie ou curta metragem, hospedados no canal do youtube do coletivo. Neste ano, o Cagay resolveu retomar o projeto D’Lá, uma vez que aborda muitos temas importantes, como: barriga solidária, inseminação artificial caseira, transfobia, homofobia e drogas, entre outros.

“Para esse projeto, conseguimos firmar algumas parcerias importantes para o coletivo. Por exemplo, o ator André D’Lucca, a atriz e diretora Eloá Pimenta e ainda a cantora Karola Nunes, que disponibilizou uma canção para trilha.”, conta Elton.

Contribuem também com a produção a cantora Ana Rafaela, Sarah Mitch, Wellington Berê, e Mohan, um youtuber que ficou conhecido nacionalmente por fazer em seu canal, covers da Pablo Vittar.

“Estamos muito confiantes. Esse é um recomeço pra gente e esse é um projeto muito grande. Inclui mais de 20 atores, são 10 episódios e 4 núcleos diferentes. Algumas estórias vão se cruzando, outras não.”, revela.

Trabalho voluntário

O coletivo não tem patrocínio de nenhuma empresa ou instituição, apenas alguns feitos de forma voluntária. Elton, que ocupa o cargo de dramaturgo, envia o roteiro aos atores, depois senta com eles e juntos vão desenhando como serão as personagens.

A partir daí cada um vai correndo atrás de figurino, e enquanto as estórias vão acontecendo, o grupo vai avaliando quais os melhores locais para as filmagens. As locações também são cedidas de forma voluntária por amigos e conhecidos do coletivo.

“Desta vez tivemos algumas dificuldades com as locações porque tinham coisas bem especificas, como ateliê de costura, casa com 3 quartos, mas nós conseguimos. Nós temos um produtor executivo, que é o Wender Sobrinho, e aí ele fica correndo atrás disso”, explica.

Na prática, todos os envolvidos com o coletivo ajudam como podem nas produções, seja com figurino ou locação, e ninguém recebe cachê. Para essa websérie em específico, o Cagay conseguiu parceria com a marca Cristy, que vai vestir o núcleo inteiro da série que fala sobre moda e alta costura. O legal é que essa marca produz roupas agênero.

Equipamento técnico

Desde o começo do coletivo todo o conteúdo audiovisual (captação de áudio, imagem e edição) é feito com um smartphone, o Moto G 5S Plus. O mesmo se aplica a série D’Lá.

“O D’Lucca até ofereceu agora o equipamento dele, mas não aceitamos porque preferimos manter uma continuidade no nosso canal, queremos que as pessoas vejam o crescimento do nosso canal e nosso projeto. Não adianta usarmos um bom equipamento agora, e de repente, numa produção futura não contarmos com a mesma sorte e deixar a qualidade de produção cair”, pondera.

Um dos objetivos do Cagay para esse ano, é comprar uma câmera. Visando arrecadar fundos para conseguir esse recurso, eles têm feito algumas ações, como venda de copos personalizados do coletivo. Entretanto, a quantia arrecadada até o momento por vezes precisa ser aplicada para suprir outras necessidades do grupo, como viabilizar alimentação à equipe em gravações muito longas ou transporte dos atores que tenham dificuldade em se locomover até as locações.

Para arrecadar o dinheiro que precisam para a compra da câmera, o Cagay está planejando a realização de um evento, feijoada ou noite cultural, em que seja possível cobrar entrada e arrecadar um valor maior.

“A ideia é conseguir até junho, pra cumprir o nosso cronograma de produção que prevê mais cinco obras, com o roteiro já pronto. Dessas cinco, queremos produzir pelo menos duas com a nova câmera.”, finaliza.

Confira a chamada da websérie D’Lá

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes