Foi encerrada às 17h desta sexta-feira (09) a votação para escolha do defensor público-geral do Estado e conselheiros do próximo biênio 2019/2020. Formam a lista tríplice que será encaminhada ao governador Pedro Taques (PSDB), que tem a prerrogativa de escolha, os defensores públicos Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz, que obteve 110 votos, Caio Cezar Buin Zumioti, 83, e Edson Jair Weschter, que conquistou 44 votos.

A apuração foi realizada imediatamente após o término da votação, que é direta, secreta, plurinominal e obrigatória para todos os membros da Instituição. O candidato Júlio Vicente Andrade Diniz recebeu apenas 35 votos e ficou de fora da lista tríplice. 

Defensor público mais votado, Clodoaldo Queiroz é presidente do sindicato da categoria e também já atuou como subdefensor público, coordenou Núcleos e foi membro do Conselho Superior da Defensoria Pública. Caio Zumioti, por sua vez, atua como subdefensor público-geral por três gestões consecutivas, também já foi coordenador de Núcleo no interior e conselheiro. Já Weschter, ocupou as funções de subcorregedor, conselheiro e coordenador de Núcleos.

O governador tem até 30 de novembro para oficializar a decisão, mas a tendência é de que o mais votado seja o escolhido. A posse será realizada em 2 de janeiro de 2019.

Para defensor-geral, foram 522 votos apurados, sendo 222 votos nominais, 184 brancos e 66 nulos

Conselho Superior 

Os seis defensores públicos eleitos para o Conselho Superior da Instituição foram Silvio Jéferson de Santana, que recebeu 94 votos, Fernanda Maria Cícero de Sá Soares, 91 votos, José Edir Arruda Martins Júnior, 88, Paulo Roberto da Silva Marquezini, 86, Giovanna Marielly da Silva Santos, 83, e Fernando Antunes Soubhia, que obteve 80 votos. 

Ficaram na suplência, Kelly Christina Veras e Érico Ricardo da Silveira, que conquistaram 64 votos cada, Elianeth Gláucia de Oliveira Nazário, 58, Sandra Cristina Alves, 56, João Vicente Nunes Leal, 54, e Luiz Augusto Cavalcanti Brandão, que recebeu 48 votos. Cada Defensor Público tinha o direito de votar em até seis nomes. 

Para conselheiro, foram 1.044 mil votos apurados, sendo 866 votos nominais, 141 brancos e 37 nulos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes