Circuito Tecnológico Etapa Soja completa 10 anos

Expedição visita propriedades rurais de Mato Grosso de 15 a 26 de outubro

Foto: Assessoria

O Circuito Tecnológico Etapa Soja, organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), completa dez anos de visitas as propriedades rurais do Estado para verificar o andamento das lavouras de soja e conversar com os agricultores. Nesta edição, que ocorre de 15 a 26 de outubro, oito equipes percorrerão as quatro regiões, aplicando questionários e recolhendo amostras de sementes e fertilizantes.

O presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, lembra que o Circuito Tecnológico ocorre praticamente desde o início da associação.

[featured_paragraph]“Nesta safra, teremos mais uma vez um incremento de área. O início foi muito bom, começamos a plantar em setembro e temos expectativa de boa produtividade e melhor produção. Porém, ficamos preocupados com o mercado, porque às vezes uma grande produção e boa produtividade não significa renda para o produtor”, afirma Galvan. [/featured_paragraph]

Durante todos esses anos do Circuito, por demanda dos produtores, surgiram projetos como o Monitor, Semente Forte, Classificador Legal e ações como o Armazena MT.

Mato Grosso se destaca no crescimento da produção de soja. Em dez anos, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a produtividade saltou de 9,6 milhões de toneladas para 32,5 milhões de toneladas e a área de 3,12 milhões de hectares para 9,62 milhões de hectares. Para o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, os dados que saem desta pesquisa a campo são extremamente relevantes.

“Com esta proximidade dos produtores, é possível identificar os desafios e as prioridades para a cadeia produtiva e para a Aprosoja. Para o Imea, as informações sobre financiamento, sobre produção e custo nos ajudam a validar as informações que levantamos no instituto. E numa safra desafiadora como essa de 2018/19, em relação à renda, frete e produtividade, são ainda mais importantes”, frisa o superintendente.

Na primeira semana, de 15 a 19 de outubro, as equipes da Aprosoja estarão nas regiões Norte e Oeste. Na segunda semana, de 22 a 26 de outubro, será a vez das regiões Sul e Leste.

Neste ano, as equipes do Circuito Tecnológico serão compostas por colaboradores da Aprosoja e demais empresas parceiras, como Dimicron, Bayer, Tecfertil e Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEmpresas de transporte por aplicativos passarão a pagar 2% para a Prefeitura de Cuiabá
Próximo artigoFiemt sedia workshop sobre comércio exterior

O LIVRE ADS