O que assistir

CineSesc exibe documentários sobre direitos trabalhistas e filmes infantis neste fim de semana

3 minutos de leitura
CineSesc exibe documentários sobre direitos trabalhistas e filmes infantis neste fim de semana

O Sesc Arsenal promove, ao longo do fim de semana, sessões de cinema gratuitas para o público adulto, às 19h30, e infantil, às 17h30, nas quais serão exibidos longas-metragens brasileiros e animação japonesa. Neste mês de setembro, os filmes propõem reflexões sobre condições de trabalho e direitos trabalhistas.

No sábado (22), o filme exibido no CineSesc será o documentário “A Gente” (2013), no qual o roteirista e diretor baiano Aly Muritiba retrata o cotidiano de agentes penitenciários “de dente”, já que o cineasta trabalhou por sete anos numa prisão em São José dos Pinhais, interior do Paraná, integrando a Equipe Alfa.

A Gente (2013)

Após estudar cinema e dirigir curtas, Aly volta ao seu antigo trabalho, reencontra colegas e propõem a mistura com a ficção para documentar sua antiga rotina, marcada pelos desafios de um sistema hierárquico e pela falta de autonomia na tentativa de desenvolver uma relação humanitária com os carcerários.

No domingo (23), é a vez do filme “Carne, Osso” (2011), documentário que se volta a revelar o assustador cotidiano dos trabalhadores de frigoríficos. Dirigido para a televisão por Caio Cavechini, editor do Profissão Repórter, a obra deu a emissora GloboNews o Prêmio Vladimir Herzog, em 2013.

“Em meio a turnos longos e desrespeito às leis trabalhistas, o grupo revela como funciona a cadeia produtiva da carne: recordes absurdos para desossar e técnicas tão degradantes quanto doloridas para melhorar o desempenho são apenas alguns detalhes do risco envolvido na esteira refrigerada”, diz a sinopse.

Carne, Osso (2011)

Sessão Pipoca

Voltada para o público infanto-juvenil, a proposta da Sessão Pipoca é promover, desde a primeira infância, o hábito e o gosto pelo cinema para além do entretenimento e interação familiar. A ideia também é propor reflexões sobre cidadania. Ao fim da sessão, às 17h30, são distribuídos gratuitamente saquinhos com pipoca.

No sábado (22), o filme da criançada será “O Menino no Espelho” (2013), drama brasileiro do diretor Guilherme Fiúza Zenha, que se passa em Belo Horizonte, anos 1930.

“Fernando é um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida”, revela a sinopse.

O Menino no Espelho (2013)

Já a produção japonesa “Porco Rosso” (1994), do cultuado diretor Hayao Miyazaki, ganha as telonas do CineSesc no domingo (23).

“Entre as duas guerras, caçadores de prêmios ganham a vida lutando contra os piratas do ar que aterrorizam o Mar Adriático. Um deles é Porco Rosso. Gina, uma cantora e proprietária do Hotel Adriano, não desiste de tentar convencê-lo de que vale a pena procurar a humanidade, mas Porco resiste a falar do passado e detesta o único vestígio desses tempos”.

Porco

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes