Cidades

CineSesc debate “diferenças e eficiências” com cinema inclusivo neste fim de semana

3 minutos de leitura
CineSesc debate “diferenças e eficiências” com cinema inclusivo neste fim de semana

Documentários e experiências audiovisuais inclusivas ganham as telonas do Cinema do Sesc Arsenal que, neste fim de semana, debate diferenças, (d)eficiências e infância, em sessões com entrada livre e gratuita, às 19h30. Serão exibidos curtas e medias-metragens brasileiros que retratam as vivências de crianças com Síndrome de Down e de deficientes visuais.

No sábado (18), é a vez de ‘Se Esse Filme Fosse Meu (2015)’ e ‘Escute (2015)’, e no domingo (19), ‘Outro Olhar – Uma Nova Perspectiva (2014)’ e ‘Outro Olhar – Convivendo Com A Diferença (2015)’.

Confira as sinopses das produções:

‘Convivendo Com A Diferença (2015)’, de Renata Sette

Se Esse Filme Fosse Meu
(Beatriz Craveiro, Brasil, 2015, 17 min.)

Sinopse: Um filme de e sobre crianças. O que importa é a relação entre a equipe e aqueles que são filmados; colocando os dois lados em choque, interação, desconhecimento provocado pela presença da câmera. Uma equipe de filmagem se encontra com três meninas com a intenção de realizar um documentário em processo colaborativo. O filme expõe as dificuldades em se lidar com o diferente, sem trazer a Síndrome de Down como tema principal.

Escute
(Manoela Meyer, Brasil, Documentário, 2015, 25min.)

Sinopse:  A experiência de um cego que é cineasta. O casal com deficiência visual que não vê qualquer impedimento para deixar de frequentar salas de cinema. A sensibilidade para sonorizar filmes sem enxergar. Este é um documentário sobre percepções de pessoas com deficiência visual a respeito de estética, imaginação e sentimentos no cinema. Também são discutidas questões sobre o cinema como espaço social e cultural e o funcionamento perceptivo e cerebral de videntes e cegos. *Com acessibilidade em libras.

Outro Olhar – Uma Nova Perspectiva
(Renata Sette, Brasil, Documentário, 2014, 26min.)

Sinopse: A história da estudante gaúcha Renata Basso, que tem síndrome de Down e acaba de concluir o ensino médio, é o fio condutor de um retrato impressionante sobre a educação inclusiva no Brasil. Por meio de entrevistas com professores, colegas de classe, familiares e a própria Renata, o filme mostra que o esforço coletivo torna possível oferecer uma aprendizagem de qualidade a estudantes especiais.

Outro Olhar – Convivendo Com A Diferença
(Renata Sette, Brasil, Documentário, 2015, 34min.)

Sinopse: Outro Olhar – Convivendo com a Diferença’ é um documentário que conta a história de um indivíduo para buscar o universal. O individuo, no caso, é Charbel Gabriel, um senhor de 60 anos que ainda trabalha, exercita-se, cuida-se, estuda, interage diariamente com a família e a comunidade e tem síndrome de Down.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes