Variedades

Cineclubismo e produção marginal entram na pauta do CineCaos, com exibição de novos filmes

3 minutos de leitura
Cineclubismo e produção marginal entram na pauta do CineCaos, com exibição de novos filmes
Janaina Overdrive (2016), de Mozart Freire

Dando sequência à programação da mostra que está agitando o Museu de Arte e de Som (Misc) com novas e clássicas produções do cinema “trash”, é a vez do cineclubista Moacir de Barros e do multiartista Eduardo Ferreira – entusiastas da cultura feita às margens do mainstream – discutirem neste sábado (01) a produção e o fomento ao cinema independente. A Mostra Cinecaos tem início às 18h, com exibições de novos filmes, pipoca free e entrada gratuita.

A classificação indicativa é de 18 anos, pois, para os adolescentes, o CineCaos separou um minicurso que se propõem a instigar a escrita criativa de alunos de escolas estaduais através do cinema. A atividade será realizada às 14h, nesta sexta-feira (31), no Centro Cultural da UFMT – as vagas já estão completas.

Janaina Overdrive (2016), de Mozart Freire

Programação – Misc

Entre os filmes que integram a programação da mostra neste sábado (1º), o curta-metragem de horror pernambucano, livremente inspirado na obra de Cláudio Zuccolotto, ‘Ultima Puella (2017)’, de Jota Bosco, apresenta uma versão de “carne e osso” da personagem Indianara, protagonista de uma HQ com o mesmo nome, famosa entre os colecionadores pela tiragem limitadíssima no final dos anos 70.

O curta cearense ‘Janaina Overdrive (2016)’, de Mozart Freire, também chega a Cuiabá após integrar o 26º Cine Ceará e Festival do Rio 2016, para mostrar que há espaço na ficção-científica para discussões sociais. O enredo mostra a vida de uma ciborgue transexual que descobre a ameaça do progresso tecnológico para sua existência. Em um ato de rebeldia, ela parte em busca de informações que possam ajudá-la a transcender o plano físico.

EuNóis (2017), de Eduardo Ferreira e Joel Sagardia

E o representante mato-grossense da programação será ‘EuNóia (2017)’. Um curta-metragem homônimo, adaptado da obra literária de Eduardo Ferreira marcada pelo experimentalismo punk-poético. A direção do filme ele divide com Joel Sagardia e Caio Mattoso dá vida ao protagonista.

Após as exibições, Ferreira ainda debate produção e fomento à cultura do cinema marginal e o professor Moacir de Barros fala sobre a vivência da linguagem em cineclubes e mostras independentes. Ambos os bate-papos serão mediadores por uma das produtoras da Mostra CineCaos, Carol Damasceno.

Na segunda etapa, será exibido o média ‘Sessão da Tarde Roqueiro’, de Douglas “Top Gun” (RS) e o destaque internacional será o filme haitiano ‘Serafim’, de Steeven Simion. Também integram a programação os curtas-metragens: ‘Fataurex’ de Cleyton Xavier; ‘Imersão’ de Gilberto Bruno e Lauriane Pereira (SE); ‘Maceduss, parte seis a ressurreição’ de Daniel Mittman (RS), ‘A coisa’ da Sombra Filmes  (CE); ‘Gede Visyon’ de Jefferson Kielwagen e Marcos Serafim.

 Oficina – UFMT 

Uma ação da Mostra CineCaos irá reunir cerca de 50 alunos de duas turmas da Escola Estadual Ferreira Mendes no Centro Cultural da UFMT para o minicurso “Cinema e Literatura: um casamento monstruoso”. A oficina será ministrada pela professora e diretora da mostra Eliete Borges Lopes, que pretende iniciar a escrita criativa em um bate-papo com os estudantes.

A atividade irá partir da exibição do primeiro filme de curta-metragem de animação de Tim Burton, ‘Vincent (1982)’, produção que já evidencia revela peculiares do cineasta responsável por grandes sucessos de bilheteira. O ‘Espelho’ produzido e gravado em Itiquira (MT), por Manoel Dourado, também norteará a atividade.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes