Variedades

Cine Teatro exibe filmes franceses, espanhóis e mato-grossenses até junho

10 minutos de leitura
Cine Teatro exibe filmes franceses, espanhóis e mato-grossenses até junho

Entre março e junho, o Cine Teatro Cuiabá será ocupado por quatro curadorias de filmes, com diferentes temáticas e nacionalidades a cada terça-feira. O projeto “Encontros com Cinema” segue com a proposta de debater as produções exibidas, ao fim de cada sessão, que começa sempre às 19h30 e entrada a preço simbólico – R$ 4 e R$ 2 (meia entrada).

Nas primeiras terças-feiras do mês, a Sessão Ciné France exibirá o que há de novidade no renomado cinema francês, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França e o Institut Français. Nas segundas terças-feiras do mês, a Sessão Realizadores de Mato Grosso exibirá uma seleção de realizadores do Estado, em parceria com a Associação Mato-grossense de Audiovisual e Cinema (MTCINE).

Nestas últimas, serão contemplados as obras da primeira cineasta mulher de Mato Grosso, Glória Albués, e do diretor a todo vapor e evidência com sua superprodução Loop, Bruno Bini. Pioneiros no cinema e artes cênicas no Estado, as obras de Amauri Tangará e Tati Mendes também estão presentes na sessão.

“A ideia dessa curadoria é fazer uma apresentação de médias e curtas-metragens desses realizadores locais para plateias novas e criar uma oportunidade para os que já conhecem rever, como é a proposta do Encontros com Cinema desde o ano passado. Encontrar com esses filmes, revisita-los ou descobri-los pela primeira vez. Encontrar também no sentido do encontro entre as pessoas que vão à sessão”, afirma Diego Baraldi, curador do projeto.

Diego ainda ressalta que na Sessão Realizadores de MT, a ideia do encontro também envolve os próprios cineastas e produtores das obras, que estarão presentes para bate-papo pós-sessão.

“A ideia é ter a presença dos realizadores para o debate com os presentes. A gente começou por esses quatro realizadores e há outros que a gente certamente vai contemplar ao longo do ano. Vale lembrar que estamos em contexto de abertura de um curso de Cinema no Estado e esses alunos precisam travar contato com filmes produzidos aqui, com a história do cinema mato-grossense, então acho que essa será uma ótima oportunidade de conhecer nossa tradição cinematográfica”.

Já nas terceiras terças-feiras do mês, a Sessão Vitrine Petrobrás projeta em Cuiabá os filmes da Vitrine Filmes, sucessos recém-lançados no circuito brasileiro de cinema que ganham destaque em importantes festivais da cena. E, finalmente, nas últimas terças-feiras do mês, o foco do Ciclo Almodóvar recai sobre a obra do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, famoso pela expressividade temática e estética de suas obras audiovisuais.

O Encontros com Cinema é projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, realizado pelo Cine Teatro Cuiabá e pela Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, Cineclube Coxiponés e Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. A curadoria e mediação da programação é dos estudiosos e realizadores Diego Baraldi e Ana Maria Souza.

Para a Sessão Realizadores de Mato Grosso, Caroline Araújo e Keiko Okamura também colaboram na organização e mediação das sessões e debates.

Confira a programação completa até junho:

27/03 – CICLO ALMODÓVAR

Mulheres À Beira De Um Ataque De Nervos
(Mujeres al borde de um ataque de nervios, Pedro Almodóvar, Espanha, 1988, 95 minutos, 18 anos)

Sinopse: Mulher é deixada por amante, mas não se conforma e tenta entrar em contato com ele através de sua esposa, que também não sabe de seu paradeiro. Enquanto isso, sua amiga acha que está sendo perseguida pela polícia por causa do seu namorado terrorista.

03/04 – SESSÃO CINÉ FRANCE

Elle
(Paul Verhoeven, França/Alemanha, 2015, 130 minutos, 18 anos)

Sinopse: Após ser violentada, uma mulher passa a receber ameaças provocadoras de quem lhe atacou, o que a leva a suspeitar de quem lhe cerca.

10/04 – SESSÃO REALIZADORES DE MT

Seleção de Filmes de Glória Albuês
(PS. Glauber, te vejo em Cuiabá (1986, 15′); Nó de Rosas (2007, 15′); A trama do olhar (2009, 52′), 16 anos)

Maria da Glória Albues Martins, natural de Cuiabá/MT, atua no cenário audiovisual mato-grossense desde os anos 1980. É a primeira mulher documentarista em Mato Grosso, ampliando ao longo de sua trajetória trabalhos em outros gêneros, ficção, experimental, institucional e marketing político. Na maioria de suas obras assina pelo roteiro, montagem e direção. Participou de inúmeros festivais onde obteve reconhecimento nacional e internacional, como com “Nó de Rosas”, selecionado para o 12 Brazilian Film Festival of Miami (2008). Possui formação acadêmica em Pedagogia pela UFMT e é jornalista profissional. Atuou como diretora do Teatro da UFMT (1985-1989) e diretora da TV Universidade da UFMT (1989-1996), onde foi responsável pela implantação da programação local da emissora.

17/04 – SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Severina
(Felipe Hirsch, Brasil/Uruguai, 2017, 103 minutos, 16 anos)

Sinopse: A vida de um livreiro, melancólico e aspirante a escritor, é abalada pelas aparições e desaparições de sua nova musa que rouba na sua livraria. Logo, ele descobre que ela rouba nas livrarias de outros livreiros também. Então, ele começa a viver um delírio amoroso, na fronteira entre a ficção e a realidade. No entanto, quanto mais se aproxima dela, mais indescritível ela se torna: Por que ela rouba e quais são seus valores? Quem é o homem mais velho com quem ela mora? O que é verdadeiro ou apócrifo nessa história? E, além disso, ele enfim conseguirá ocupar um lugar na vida dela, ao mesmo tempo em que se afasta de sua própria vida?

24/04 – CICLO ALMODÓVAR

Ata-me!
(¡Átame!, Pedro Almodóvar, Espanha, 1990, 101 minutos, 18 anos)

Sinopse: Para conquistar o amor de uma atriz, um jovem decide sequestrá-la e trancá-la em sua própria casa, mas sua ausência logo começa a levantar suspeitas e a preocupar sua irmã.

08/05 – SESSÃO REALIZADORES DE MT

Seleção de Filmes de Bruno Bini
(Baseado em fatos reais (2001, 17′); Depois da queda (2011, 18′); S2 (2015, 20′); Três tipos de medo (2016, 20′), 16 anos)

Bruno Bini é diretor, roteirista e produtor. Iniciou suas atividades na área de criação em agências de publicidade. Desde 2001, passou a escrever e dirigir para cinema e seus filmes receberam mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e exterior. É presidente da MTCine, Associação Mato-grossense de Cinema e Audiovisual. Está em processo de finalização de “Loop”, seu primeiro longa-metragem, em co-produção com Valkyria Filmes e Globo Filmes e supervisão artística de Fernando Meirelles.

15/05 – SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Todos os Paulos do Mundo
(Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, Brasil, 80 minutos, 14 anos)

Sinopse: Uma homenagem aos 60 anos de carreira do ator Paulo José, completados em 2017. Um compilado com diversas cenas marcantes da carreira de Paulo, narradas por depoimentos escritos por ele.

22/05 – CICLO ALMODÓVAR

A Flor do Meu Segredo
(La flor de mi secreto, Pedro Almodóvar, Espanha, 1995, 102 minutos, 18 anos)

Sinopse: Uma escritora popular, farta de escrever livros sem sentido e a ponto de se separar do marido, vai trabalhar em um jornal sob o pseudônimo de Amanda Gris, sendo incumbida de criticar seu próprio romance.

29/05 – CICLO ALMODÓVAR

Carne Trêmula
(Carne tremula, Pedro Almodóvar, Espanha, 1997, 99 minutos, 18 anos)

Sinopse: Em Madri, 1970, uma prostituta tem um filho em ônibus, quando tentava chegar na maternidade. O bebê se chama Victor. Após vinte anos, ele está começando sua vida adulta e tenta se encontrar com Elena, desconhecida com quem, uma semana antes, teve um fugaz encontro.

05/06 – SESSÃO CINÉ FRANCE

Jovem e Bela
(Jeune & Jolie, François Ozon, F r a n ç a, 2 0 1 3, 94 min u t o s, 18 anos)

Sinopse: Durante uma viagem de verão com a família no sul da França, a jovem Isabelle vive a sua primeira experiência sexual com um rapaz alemão. Após voltar para casa, ela divide o tempo entre a escola e o novo trabalho como prostituta de luxo, utilizando o pseudônimo Lea. Ela continua explorando a sua sexualidade e logo começa a ganhar dinheiro com mais clientes. Um incidente trágico envolvendo um deles, entretanto, faz com que a sua mãe descubra as suas atividades secretas.

12/06 – SESSÃO REALIZADORES DE MT

Seleção de Filmes de Amauri Tangará & Tati Mendes
(Pobre é quem não tem jipe (1997, 24′); Horizontem (2008, 15′); Ao relento (2010, 26 minutos); Paraizoo (2012, 15′), 16 anos)

Amauri Tangará&Tati Mendes são realizadores do campo das artes cênicas e do audiovisual. Juntos, fundaram a Cia d’Artes do Brasil, empresa de produção, difusão e apresentação de espetáculos teatrais, oficinas, workshops e palestras na área de artes cênicas/teatro e de produção, difusão e exibição na área de cinema.

19/06 – SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Baronesa
(Juliana Antunes, Brasil, 2017, 73 minutos, 18 anos)

Sinopse: Uma guerra entre traficantes na Vila Mariquinhas, na Zona Norte de Belo Horizonte, faz com que Andreia queira sair da comunidade onde mora e que ajudou a construir.

26/06 – CICLO ALMODÓVAR

Tudo Sobre Minha Mãe
(Todo sobre mi madre, Pedro Almodóvar, Espanha, 1999, 100 minutos, 18 anos)

Sinopse: Um provérbio grego diz que apenas mulheres que lavaram seus olhos com lágrimas podem ver claramente. Este provérbio não se aplica à Manuela. À noite em que um carro atropelou o seu filho Esteban, Manuela chorou até que seus olhos ficassem completamente secos. Longe de ver com clareza, o presente e o futuro se confundem na escuridão. Ela começa a procurar por seu pai, que tornou-se um travesti.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes