Variedades

Cias de teatro do Acre e Maranhão se apresentam em Cuiabá neste fim de semana

3 minutos de leitura
Cias de teatro do Acre e Maranhão se apresentam em Cuiabá neste fim de semana
Oração Para Um Pé de Chinelo é a peça da Cia Tanto de Lá quando de Cá (AC). Foto: Divulgação

Duas companhias de teatro, do Maranhão e Acre, desembarcam na capital mato-grossense para apresentações neste fim de semana (04 e 05), sempre às 20h, no Sesc Arsenal. Com enredos que carregam aspectos culturais marcantes e fortes críticas políticas, as peças integram a programação do projeto Sesc Amazônia das Artes, circuito voltado a divulgar a arte produzida nos nove estados que integram a Amazônia legal.

Ambos os espetáculos têm classificação de 16 anos e entrada solidária de 1 litro de leite UHT, que deve ser retirada no local com antecedência.

“Atenas: Mutucas, Boi e Body”, Santa Ignorância Cia das Artes (MA)

Atenas: Mutucas, Boi e Body, da Santa Ignorância Cia das Artes (MA) será encenado no sábado (04), no Teatro e Salão Social. O espetáculo de características processionais apoia-se na triangulação tragédia, bumba-meu-boi e Atenas brasileira (epíteto da cidade de São Luís do Maranhão).

Escrita por Lauande Aires e Igor Nascimento, a peça trata das relações cotidianas da fictícia Vila de Atenas, onde uma mãe enfrenta sua comunidade em defesa de um filho. Apresenta, assim, uma discussão entre as relações cívico-mítico-religiosas das cidades com seus cidadãos, utilizando-se dos heróis anônimos do folguedo popular como porta-vozes dos trágicos conflitos contemporâneos.

Oração Para Um Pé de Chinelo é a peça da Cia Tanto de Lá quando de Cá (AC), originalmente escrita por Plínio Marcos em 1969 e censurada pela Ditadura Militar até 1979. A trama apresentada aos cuiabanos no domingo (05), explora o desespero das personagens representantes de minorias marginalizadas, submetidas a condição de “animalidade”.

“Oração de um Pé de Chinelo”, Cia Tanto de Lá quando de Cá (AC)

A peça conta a história do personagem Bereco (Marat Descartes), que, após um latrocínio, na iminência de ser exterminado por policiais, procura abrigo no barracão de Rato (Norival Rizzo), um marginal alcoólatra, suposto delator e doente, que lá está, ocasionalmente, com a prostituta Dilma (Denise Weinberg).

“Uma das possibilidades de salvação para Bereco é estabelecer algum tipo de comunicação com os policiais, através dos vínculos de delação que estes tiveram com Rato. A proximidade da morte estabelece um jogo desesperado pela sobrevivência destas figuras marginais. Rato e Dilma só querem sumir dali, enquanto esta é a única condição de sobrevivência para Bereco”, conta a sinopse.

O Sesc Arsenal está localizado na Rua 13 de Junho, s/n, Centro Sul. Mais informações pelo (65) 3611-0550.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes