Bombou na web

Chineses criam primeiro apresentador de jornal não-humano, usando inteligência artificial

1 minuto de leitura
Chineses criam primeiro apresentador de jornal não-humano, usando inteligência artificial
(Reprodução/YouTube)

A agência de notícias chinesa Xinhua confirmou nessa quinta-feira (08) a criação de dois “jornalistas” virtuais para apresentar os telejornais nacionais da emissora. No projeto, a emissora usou modelagem 3D para copiar a aparência de dois jornalistas reais da agência, além de copiar a voz de outro jornalista.

O repórter virtual atua agora como âncora do jornal nacional da Xinhua, usando a tecnologia de inteligência artificial para ler notícias e reportagens. O repórter ainda é capaz de falar tanto em inglês quanto em mandarim.

No anúncio oficial, a emissora disse que o âncora virtual pode ser útil para entradas repentinas de notícias urgentes, visto que um robô pode trabalhar 24 horas por dia. O repórter artificial já é considerado pela agência como um membro do time de reportagem – e um de seus pontos positivos é “diminuir os custos associados a âncoras humanos, já que ele pode trabalhar 24 horas por dia”, diz o anúncio oficial.

Mas, apesar dos avanços na tecnologia, os jornalistas chineses não precisam se preocupar em perder o emprego: o avatar apenas lê notícias e interage com os telespectadores, todo o resto do trabalho jornalístico ainda é feito na redação da emissora, por jornalistas humanos.

Veja o vídeo

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes