Chileno documenta personagens e cria websérie no YouTube sobre Cuiabá

Sebastián Álamos agora está a procura de personagens para uma 2ª temporada

A admiração pelo Brasil não vem de hoje. Foi por isso mesmo que em 2018, quando teve a oportunidade de vir para Cuiabá, agiu rapidamente: “eu já tinha essa vontade de mudar de território, idioma e cultura”.

Essa declaração é de Sebastián Álamos, um chileno que saiu de Santiago e adotou Cuiabá como morada. Atualmente, ele divide o tempo como professor de ashtanga yoga e documentarista.

O cineasta está trabalhando em registros da cultural local. “Faz parte de uma busca pela expansão de experiências artísticas. Acredito muito no potencial do intercâmbio cultural”.

Artista dedicado também a filmes de stop motion, Sebastian experimenta outras nuances do audiovisual. O Mover nasceu como projeto de dança documental, mas logo se “enamorou” por outras artes, como o teatro, performance e música.

Corpo e território

“É um projeto de websérie documental sobre corpo e território. Em cada episódio, entrevistamos pessoas, grupos e coletivos de Cuiabá e Mato Grosso que façam alguma prática, arte ou manifestação cultural onde corpo e território sejam temáticas recorrentes. Filmamos em diversos espaços de valor arquitetônico, histórico e patrimonial. O projeto é concebido como um mapeamento sensitivo da cidade e como uma janela de divulgação para a cultura local”.

Sobre o critério de escolha dos entrevistados, ele conta que começou por uma pessoa que logo recomendou outra e assim foi. “Foi uma reação em cadeia”, se diverte.

Segundo Sebastián, o lançamento da primeira temporada será em outubro, mas por enquanto, divulga teasers no canal do YouTube e no Instagram. E aproveita para fazer o convite para futuros parceiros e entrevistados. “Quero uma segunda temporada”.

“Acho importante dizer também que esse projeto é totalmente independente. Não estou recebendo por isso. Produzo, filmo e edito imaginando que alguém está me pagando”.

Mas é claro que ele não descarta o incentivo. “Toda ajuda é bem-vinda, inclusive de parceiros que queiram colaborar com a produção”.

As pessoas interessadas em participar do projeto – seja na equipe, seja como entrevistado (a) – podem fazer contato via redes sociais oficias ou pelo e-mail [email protected] .

Acesse o projeto pelo YouTube ou Instagram.

Aulas de yoga

Sebastián ministra aulas regulares de ashtanga yoga, no Boa Esperança, às segundas, quartas e quintas-feiras, às 19h30. Às terças a aula é às 9h30.

Mais informações: (65) 9 8467-7294.

Como você se sentiu com este conteúdo?

loading spinner

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.