Política

Chegou a hora de o Banco Central dar um basta nos juros, diz Mauro Mendes

Governador afirma que manutenção da Selic em 13,75% tem sido "péssimo" para o consumo e os negócios

1 minuto de leitura
Chegou a hora de o Banco Central dar um basta nos juros, diz Mauro Mendes
(Foto: Assessoria)

O governador Mauro Mendes disse que chegou a hora de o Banco Central baixar os juros. A manutenção da taxa básica Selic em 13,75% seria “péssima” para o consumo e os negócios que impulsionam o crescimento econômico.

“Alinho-me àqueles que pensam que já chegou a hora de o Banco Central dar um basta e baixar esses juros. É ruim para o Brasil, péssimo para o cidadão, péssimo para as empresas e os negócios, e excelente para os banqueiros”, disse.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu na semana passada e aprovou, por unanimidade, a permanência da taxa básica de juros (Selic) em 13,75%.  A Selic está nesse patamar desde agosto de 2022.

A justificativa do Copom é que os juros precisam continuar nesse nível para controlar a inflação. A taxa da inflação acumulada de 12 meses está em 3,24%, conforme atualização divulgada ontem (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na ata da reunião da semana passada, publicada ontem, os membros do Copom afirmam que “os passos para a mudança dos juros dependerão de fatores relativos à evolução, expectativas e projeções da inflação”. Mas veem espaço para começar a redução.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes