Cidades

Chegada do clima seco acende alerta para alta de afogamento em MT

Mato Grosso tem média de 10 mortes em rios por mês nos últimos anos e 2021 já apresenta risco de salto de casos

1 minuto de leitura
Chegada do clima seco acende alerta para alta de afogamento em MT
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Quase 10 pessoas morreram ao mês por afogamento nos rios de Mato Grosso nos últimos dois anos e meio. Balanço divulgado neste sábado (14) pelo Corpo de Bombeiros aponta para 288 ocorrências entre janeiro de 2019 e o julho deste ano. 

São números que tem crescido e neste ano já acenderam o alerta para as chances de os registros saltarem. Em 2019 foram 107 mortes, em 2020 foram 113. E no primeiro semestre deste ano já são 68 casos. 

Estiagem e banho arriscado

Conforme o comandante da Regional I de Bombeiro Militar, tenente coronel João Paulo Nunes Queiroz, a chegada da estiagem historicamente faz aumentar o número de pessoas nos locais de banho e também sobe a probabilidade dos riscos de acidentes. 

Um fator para a exposição ao risco é a insistência de banhistas em procurar pontos considerados perigosos e inapropriados para recreação. Um desses lugares é o Rio Cuiabá.  Segundo os bombeiros, o local apresenta águas turvas, corredeiras em excesso, além de bastante rebojo. 

Equipes do agrupamento de mergulho autônomo do Corpo de Bombeiros devem percorrer a partir deste domingo (15) os principais rios, lagos e cachoeiras da Baixada Cuiabana para prevenção. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes