Variedades

Chef “cura” câncer do marido com receitas próprias e abre padaria lowcarb em Cuiabá

5 minutos de leitura
Chef “cura” câncer do marido com receitas próprias e abre padaria lowcarb em Cuiabá
Foto: Divulgação

Pão sem trigo e doce sem açúcar. Parece impossível, mas a padaria Doce Saúde Fit faz. Recém-aberto em Cuiabá, o estabelecimento prova que padaria não é sinônimo de caloria – e pode, sim, ser gostosa e saudável ao mesmo tempo. “Levei muitos anos testando e hoje eu consigo fazer tudo o que tem na padaria convencional em uma versão mais saudável”, conta a empreendedora Viviane Almeida.

E não é só isso. As receitas originais, criadas pela chef autodidata para ajudar o marido no doloroso tratamento de um câncer no intestino, tiverem papel essencial na cura da doença e contribuíram para frear uma metástase no fígado. Sem qualquer afinidade com a cozinha, ela conta que atuava como advogada trabalhista quando a família recebeu o diagnóstico, em 2014.

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

“Queria diminuir o sofrimento da quimioterapia e passei a pesquisar sobre pessoas que se curaram por meio da alimentação. Fui fazendo experimentos e percebi que ele começou a ficar mais corado, ganhou peso, o cabelo passou a cair bem menos e as plaquetas não baixaram mais. Passei a estudar por conta própria, criar receitas e tudo que ia dando certo eu anotava num caderninho”, conta ela.

Paranaense há 16 anos em Cuiabá, Viviane tem mais de 500 receitas desenvolvidas à base de um mix de farinhas: de linhaça, banana verde e de arroz integral – algumas mais e outras menos, dependendo do produto.

Ao inovar nas misturas, Viviane consegue atender intolerantes a glúten e lactose, tanto com doces quanto com salgados. “Eu só não digo que atendo o alérgico por conta da contaminação. Como eu vou garantir que lá em São Paulo essa aveia não passou perto de um trigo? Mas o intolerante a gente atende sempre”.

Foi assim que a Doce Saúde Fit conseguiu proporcionar uma festinha de aniversário para uma criança intolerante a lactose, açúcar e trigo. “Fiquei até emocionada, porque ele nunca tinha tido um bolo de aniversário. Também fizemos uma torta salgada para levar à escola. E é isso que me faz criar receitas mais saudáveis a cada dia. Uma ‘comida terapia’, são alimentos mais naturais possíveis”, explica Viviane.

Inovações

A padaria oferece salgados, bolos, doces, tortas, pão de grãos e até pizza. Tem até coxinha, a inimiga das dietas, em versão saudável; com linhaça e gergelim. “O frango que a gente usa é sem hormônio, o ovo caipira, o chocolate sem parafina comestível e todos os leites sem formol, da vaquinha mesmo. Além disso, aqui não entra açúcar branco”, afirma.

O açúcar tradicional é substituído por açúcar mascavo e melado de cana ou tâmara, como a trufa de tâmara – um dos carros-chefes da casa. Para os diabéticos, Viviane usa xilitol, um adoçante natural. O bolo de leite, um dos campeões de venda, é feito com leite condensado caseiro, assim como a pipoca doce.

No cardápio de bebidas, além do cafezinho coado, a Doce Saúde Fit tem suco do dia. As opções podem variar bastante por conta da disponibilidade dos ingredientes. Tem suco de melão com ameixa – conhecido como “seca barriga” – mamão com água de coco, melancia com acerola e abacaxi com hortelã.

No local, os quitutes vêm acompanhados de ketchup caseiro, feito só com tomate. O suco do dia vem depois de um chá calmante adoçado com casca de abacaxi. Exceto estes acompanhamentos, que são por conta da casa, dá para levar tudo: “tenho os produtos frescos e congelados para fazer em casa, a gente ensina. Tenho muitas clientes que levam para a semana inteira”.

Também tem pizza na Doce Saúde Fit (Foto: Divulgação)

Sucesso nas redes sociais

“Fiz uma promessa de que se meu marido se curasse do câncer, eu iria compartilhar tudo que eu aprendi com o Brasil e até o mundo”, conta Viviane. E foi assim que, incentivada por uma amiga nutricionista, ela passou a publicar as receitas no Instagram.

Logo foi descoberta por uma blogueira de São Paulo que apostou em seu potencial e se ofereceu para divulga-la. Foi quando descobriu o poder da internet. Sua conta, que tinha pouco mais de 100 seguidores, nos dias seguintes já passavam de 3 mil. Hoje, já acumula quase meio milhão de seguidores.

Foto: Divulgação

Com o sucesso das redes sociais, escreveu o primeiro livro de receitas, publicada com recursos próprios, para ser distribuído a famílias que travam luta contra o câncer. Chegou a dar cursos fora do Estado e até do Brasil, levando seu aprendizado até nos Estados Unidos.

O trabalho e a história de Viviane repercutiram nacionalmente e ganharam reportagem na UOL. Depois disso, escreveu mais dois livros: em um deles, lançado pela Editora Gregory (SP), ela fala sobre o processo de desenvolvimento das receitas e os resultados dos experimentos com o marido. No outro, ela integra uma coletânea sobre mulheres que fizeram a diferença em 2018.

A Doce Saúde Fit – Padaria Saudável está localizada na Avenida Haiti, 614, Bairro Jardim das Américas. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo (65) 98423-0278.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
1
Inspirado

Principais Manchetes