Chef “cura” câncer do marido com receitas próprias e abre padaria lowcarb em Cuiabá

As receitas da culinarista e empreendedora Viviane Almeira são desenvolvidas à base de um mix de farinhas e substitutos do açúcar branco; a padaria atende intolerantes a trigo e lactose

Foto: Divulgação

Pão sem trigo e doce sem açúcar. Parece impossível, mas a padaria Doce Saúde Fit faz. Recém-aberto em Cuiabá, o estabelecimento prova que padaria não é sinônimo de caloria – e pode, sim, ser gostosa e saudável ao mesmo tempo. “Levei muitos anos testando e hoje eu consigo fazer tudo o que tem na padaria convencional em uma versão mais saudável”, conta a empreendedora Viviane Almeida.

E não é só isso. As receitas originais, criadas pela chef autodidata para ajudar o marido no doloroso tratamento de um câncer no intestino, tiverem papel essencial na cura da doença e contribuíram para frear uma metástase no fígado. Sem qualquer afinidade com a cozinha, ela conta que atuava como advogada trabalhista quando a família recebeu o diagnóstico, em 2014.

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

“Queria diminuir o sofrimento da quimioterapia e passei a pesquisar sobre pessoas que se curaram por meio da alimentação. Fui fazendo experimentos e percebi que ele começou a ficar mais corado, ganhou peso, o cabelo passou a cair bem menos e as plaquetas não baixaram mais. Passei a estudar por conta própria, criar receitas e tudo que ia dando certo eu anotava num caderninho”, conta ela.

Paranaense há 16 anos em Cuiabá, Viviane tem mais de 500 receitas desenvolvidas à base de um mix de farinhas: de linhaça, banana verde e de arroz integral – algumas mais e outras menos, dependendo do produto.

Ao inovar nas misturas, Viviane consegue atender intolerantes a glúten e lactose, tanto com doces quanto com salgados. “Eu só não digo que atendo o alérgico por conta da contaminação. Como eu vou garantir que lá em São Paulo essa aveia não passou perto de um trigo? Mas o intolerante a gente atende sempre”.

Foi assim que a Doce Saúde Fit conseguiu proporcionar uma festinha de aniversário para uma criança intolerante a lactose, açúcar e trigo. “Fiquei até emocionada, porque ele nunca tinha tido um bolo de aniversário. Também fizemos uma torta salgada para levar à escola. E é isso que me faz criar receitas mais saudáveis a cada dia. Uma ‘comida terapia’, são alimentos mais naturais possíveis”, explica Viviane.

Inovações

A padaria oferece salgados, bolos, doces, tortas, pão de grãos e até pizza. Tem até coxinha, a inimiga das dietas, em versão saudável; com linhaça e gergelim. “O frango que a gente usa é sem hormônio, o ovo caipira, o chocolate sem parafina comestível e todos os leites sem formol, da vaquinha mesmo. Além disso, aqui não entra açúcar branco”, afirma.

O açúcar tradicional é substituído por açúcar mascavo e melado de cana ou tâmara, como a trufa de tâmara – um dos carros-chefes da casa. Para os diabéticos, Viviane usa xilitol, um adoçante natural. O bolo de leite, um dos campeões de venda, é feito com leite condensado caseiro, assim como a pipoca doce.

No cardápio de bebidas, além do cafezinho coado, a Doce Saúde Fit tem suco do dia. As opções podem variar bastante por conta da disponibilidade dos ingredientes. Tem suco de melão com ameixa – conhecido como “seca barriga” – mamão com água de coco, melancia com acerola e abacaxi com hortelã.

No local, os quitutes vêm acompanhados de ketchup caseiro, feito só com tomate. O suco do dia vem depois de um chá calmante adoçado com casca de abacaxi. Exceto estes acompanhamentos, que são por conta da casa, dá para levar tudo: “tenho os produtos frescos e congelados para fazer em casa, a gente ensina. Tenho muitas clientes que levam para a semana inteira”.

Também tem pizza na Doce Saúde Fit (Foto: Divulgação)

Sucesso nas redes sociais

“Fiz uma promessa de que se meu marido se curasse do câncer, eu iria compartilhar tudo que eu aprendi com o Brasil e até o mundo”, conta Viviane. E foi assim que, incentivada por uma amiga nutricionista, ela passou a publicar as receitas no Instagram.

Logo foi descoberta por uma blogueira de São Paulo que apostou em seu potencial e se ofereceu para divulga-la. Foi quando descobriu o poder da internet. Sua conta, que tinha pouco mais de 100 seguidores, nos dias seguintes já passavam de 3 mil. Hoje, já acumula quase meio milhão de seguidores.

Foto: Divulgação

Com o sucesso das redes sociais, escreveu o primeiro livro de receitas, publicada com recursos próprios, para ser distribuído a famílias que travam luta contra o câncer. Chegou a dar cursos fora do Estado e até do Brasil, levando seu aprendizado até nos Estados Unidos.

O trabalho e a história de Viviane repercutiram nacionalmente e ganharam reportagem na UOL. Depois disso, escreveu mais dois livros: em um deles, lançado pela Editora Gregory (SP), ela fala sobre o processo de desenvolvimento das receitas e os resultados dos experimentos com o marido. No outro, ela integra uma coletânea sobre mulheres que fizeram a diferença em 2018.

A Doce Saúde Fit – Padaria Saudável está localizada na Avenida Haiti, 614, Bairro Jardim das Américas. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo (65) 98423-0278.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Viviane, te sigo no Instagram..e conheço sua história..o amor e dedicação que vc tem pelo seu marido,filhos é lindo.. muito sucesso para vc..adoro fazer as suas receitas..

  2. Parabnes pela mudança de habitos e ciatividade, só suas receitas não são lowcarb, todas tem amidos e outros açucares tipo mascavo, mel não são lowcarb, muitas farinha utilizadas tbem não são lowcarb e sim fitness digamos, não lowcarb, pena pois só confunde as pessoas, que precisam eliminar peso.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDavi Alcolumbre é eleito presidente do Senado
Próximo artigoCinco números que mostram a força do agronegócio de Mato Grosso