Cidades

Cerca de 7 mil tomam as ruas de Cuiabá em protesto contra cortes na Educação

2 minutos de leitura
Cerca de 7 mil tomam as ruas de Cuiabá em protesto contra cortes na Educação

As ruas do centro de Cuiabá foram tomadas por manifestantes no início da tarde desta quarta-feira (15). O motivo: os cortes no orçamento da educação, em especial para universidades e institutos federais, promovidos pelo governo Jair Bolsonaro (PSL).

A estimativa da Polícia Militar é que o protesto – convocado principalmente por profissionais do setor – reuniu cerca de 5 mil pessoas. Já a organização do evento estimou um público de 7 mil manifestantes.

O ato contra os cortes na educação teve concentração na praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá. De lá, os manifestantes saíram em passeata pela avenida Getúlio Vargas, passando pelas ruas Barão de Melgaço, Generoso Ponce e Prainha.

O ponto de encontro final foi novamente na frente da Prefeitura. Uma equipe de 25 policiais militares acompanha a manifestação que, conforme a assessoria da PM, até o momento, ocorre de forma pacífica.

Por conta do aglomerado de pessoas, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) bloqueou as ruas transversais do centro de Cuiabá. Agentes de trânsito acompanharam o ato, orientando os motoristas sobre as rotas alternativas.

Ainda de acordo com a Semob, as vias seriam liberadas à medida em que os manifestantes passassem por elas.

(Foto: Sintep/MT)

Ato nacional

A manifestação não foi exclusividade de Cuiabá. O protesto estava previsto para ocorrer em diversas cidades do país ao mesmo tempo.

Enquanto os profissionais da educação protestavam, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, detalhava em Brasília, na Câmara Federal, como os cortes seriam feitos.

Weintraub foi convocado a comparecer na Câmara nesta data. A aprovação ocorreu na terça-feira (14), por 307 votos contra 82.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes