Centro de triagem para covid começa a funcionar na Arena Pantanal, em Cuiabá

Vinte médicos vão atender, diariamente, 600 pacientes com sintomas iniciais de covid-19

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

A partir desta quinta-feira (23), pessoas com sintomas de covid-19 que moram em Cuiabá ou região metropolitana, poderão ser atendidos no Centro de Triagem instalado na Arena Pantanal.

A expectativa é de que 600 atendimentos sejam realizados por dia, sendo 200 pessoas por turno. As senhas vão ser distribuídas a partir das 6h da manhã de quinta-feira e vão valer apenas para o dia marcado previamente.

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

“Com essa iniciativa vamos amenizar muito o sistema, queremos salvar vidas e atenuar os sofrimentos nos hospitais. Ao sentir os primeiros sintomas procure o médico”, afirmou o governador Mauro Mendes (DEM) durante coletiva de imprensa online na tarde desta segunda-feira (20).

O governador destacou que o serviço que será prestado na Arena Pantanal de saúde básica – que é de responsabilidade dos municípios – mas justificou que o Estado resolveu instalar o Centro de Triagem para colaborar com as prefeituras, que segundo o governador, enfrentar dificuldades financeiras em razão da pandemia.

Testes e medicamentos

Mauro anunciou que o Estado possui 500 mil testes rápidos, sendo 400 mil adquiridos na China e 100 mil doados por uma empresa. Parte destes testes deverá ser aplicada em quem procurar os serviços na Arena Pantanal, e outra parte será distribuída nos municípios do interior.

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

No local também serão distribuídos kits covid com medicamentos como hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, anticoagulante e dipirona. “Esses medicamentos só serão entregues a quem o médico prescrever”, destacou o governador.

O secretário de Estado de Saúde (SES-MT), Gilberto Figueiredo, enfatizou que a prescrição dos medicamento segue protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, e reforça que os pacientes vão ter direito a receber o medicamento após assinarem termo de declaração de responsabilidade em aceitar receber o medicamento.

Centro de Triagem

O secretário Gilberto explica que o Centro de Triagem não é uma unidade hospitalar, e sim um local de apoio à atenção básica de saúde – permitindo que pessoas com sintomas iniciais da covid-19 possam receber atenção médica o mais rápido possível.

A tomografia vai auxiliar os médicos na detecção de pacientes com covid-19 que precisem de atendimento em hospital (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Gilberto recomendou que as pessoas que não estão sentindo nenhum sintoma não devem ir ao ao local – porque isso poderia resultar no uso desnecessário de recursos que poderiam estar sendo utilizados por quem realmente precisa.

Ao todo, 20 médicos vão trabalhar na realização de triagem. Nesta primeira semana funcionará até sábado (18), e a partir da próxima semana de segunda a domingo, das 7h às 19h, por 60 dias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorToque de recolher é prorrogado em Cuiabá
Próximo artigoPor um meio ambiente mais protegido