Cidades

Centro de triagem muda modelo de teste para reduzir casos suspeitos da covid-19

Pacientes com sintomas vão passar por coleta de mucosa de uma narina, considerado mais confiável para o diagnóstico de contágio

1 minuto de leitura
Centro de triagem muda modelo de teste para reduzir casos suspeitos da covid-19
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O Centro de Triagem de casos para a covid-19, em Cuiabá, passará a utilizar teste de antígeno em coleta e análise de material humano. O principal efeito da mudança, conforme o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, será a redução de casos suspeitos. 

A mudança foi anunciada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26) no evento que marcou 100 mil atendimentos de pessoas com sintomas suspeitos da doença. O modelo de teste utilizado até o momento é o de sorologia, que coleta amostra de sangue. 

“O teste rápido que utilizamos será substituído pelo de antígeno, que é muito mais seguro, praticamente certeiro na avaliação. Este é aquele feito com coleta de material com cotonete, uma melhoria de qualidade substancial, com maior assertividade”, disse o secretário. 

O teste sorológico é recomendado para o diagnóstico de casos tardios da covid-19, com recomendação de coleta cerca de 20 dias após os primeiros sintomas. Ele identifica no sangue anticorpos que combatem a presença do Sars-Cov 2, o novo coronavírus. 

O modelo antígeno coleta material pelo método swab de mucosa em uma das narinas. Não é avaliado com a mesma eficácia que o teste RT-PCR, considerado padrão ouro, mas tem qualidade superior à do sorológico. 

Conforme o secretário Gilberto Figueiredo, o tempo para coleta é semelhante ao sorológico, que leva em torno de 15 minutos para a conclusão. O teste de antígeno também passará a ser utilizado no monitoramento da saúde e profissionais em hospitais públicos.  

Conforme o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, 30% dos atendimentos realizados até o começo deste ano foram classificados suspeitos. Num universo de 93 mil atendimentos, eles somaram pouco mais de 29 mil. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes