Centro de triagem muda modelo de teste para reduzir casos suspeitos da covid-19

Pacientes com sintomas vão passar por coleta de mucosa de uma narina, considerado mais confiável para o diagnóstico de contágio

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O Centro de Triagem de casos para a covid-19, em Cuiabá, passará a utilizar teste de antígeno em coleta e análise de material humano. O principal efeito da mudança, conforme o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, será a redução de casos suspeitos. 

A mudança foi anunciada em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26) no evento que marcou 100 mil atendimentos de pessoas com sintomas suspeitos da doença. O modelo de teste utilizado até o momento é o de sorologia, que coleta amostra de sangue. 

“O teste rápido que utilizamos será substituído pelo de antígeno, que é muito mais seguro, praticamente certeiro na avaliação. Este é aquele feito com coleta de material com cotonete, uma melhoria de qualidade substancial, com maior assertividade”, disse o secretário. 

O teste sorológico é recomendado para o diagnóstico de casos tardios da covid-19, com recomendação de coleta cerca de 20 dias após os primeiros sintomas. Ele identifica no sangue anticorpos que combatem a presença do Sars-Cov 2, o novo coronavírus. 

O modelo antígeno coleta material pelo método swab de mucosa em uma das narinas. Não é avaliado com a mesma eficácia que o teste RT-PCR, considerado padrão ouro, mas tem qualidade superior à do sorológico. 

Conforme o secretário Gilberto Figueiredo, o tempo para coleta é semelhante ao sorológico, que leva em torno de 15 minutos para a conclusão. O teste de antígeno também passará a ser utilizado no monitoramento da saúde e profissionais em hospitais públicos.  

Conforme o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, 30% dos atendimentos realizados até o começo deste ano foram classificados suspeitos. Num universo de 93 mil atendimentos, eles somaram pouco mais de 29 mil. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorComprar um imóvel pronto ou construir. Qual a melhor opção?
Próximo artigoJustiça mantém prisão de acusados de pertencer ao Comando Vermelho de MT