Celidonio destaca potencial de MT em eventos sobre biotecnologia

O superintendente do SENAR também será o mediador do painel AgriHub, na próxima quinta-feira (01)

Foto: Assessoria

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Otávio Celidonio participou, nesta segunda-feira (29), da solenidade de abertura da 64ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e 18º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO) que acontece até sexta-feira (02), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

Celidonio falou sobre o Sistema Famato, Senar-MT, Instituto Mato-grossenses de Economia Agropecuária (Imea), Sindicatos Rurais e sobre o programa AgriHub. “Somos um estado grande em extensão territorial, porém pequeno em população. É importante destacar que também somos o maior produtor de soja, milho e algodão e temos um rebanho maior que o australiano. Mato Grosso é promissor com oportunidades em todas as áreas. Estatística e Biometria fazem parte do nosso cotidiano”, destaca Celidonio.

O presidente da RBRas, Paulo Jorge Canas Rodrigues acrescenta que o tema do evento “Estatística e Biotecnologia” engloba várias tecnologias ou métodos de pesquisa diferentes e vários setores ou campos de aplicação. Ainda de acordo com Rodrigues, na agricultura, este tema está no desenvolvimento de novas variedades de cultivos e organismos. “O nosso principal objetivo é reunir pesquisadores de todas as áreas, que empregam a Estatística na tomada de decisões. Ao mesmo tempo, pretendemos discutir formas de se ampliar o acesso ao conhecimento estatístico, promovendo o intercâmbio multidisciplinar e discutindo, inclusive, o processo de ensino-aprendizagem das técnicas estatísticas e de análises e dados”.

AgriHub

Na programação do Congresso está o painel “AgriHub – O uso da estatística em novas tecnologias do Agro” que será mediado pelo superintendente do Senar-MT e coordenador do Programa AgriHub, Otávio Celidonio. O painel acontece na quinta-feira (01), às 14 horas, no Centro de Eventos Pantanal.

O Sistema Famato ainda tem um estande no evento, onde terá o atendimento consultivo com técnicos à disposição dos participantes para troca de informação e conhecimento.

Um dos temas em pauta, no estande é o AgriHub, programa do Sistema Famato/Senar-MT/Imea que tem como objetivo aumentar a renda dos produtores rurais usando o mínimo de recursos. E, além disso, contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da inovação tecnológica e também para o aumento da oferta de alimentos para o mundo até 2050. “A conexão entre os produtores e as inovações tecnológicas que surgem no mercado a cada dia também está entre os objetivos deste programa”, destaca Celidonio.

Para verificar a programação e saber mais sobre o evento consulte o site – http://www.rbras64.com.br/

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorProjeto de iniciação científica da Faculdade CNA é apresentado pela primeira vez
Próximo artigoVídeo | Cinegrafista registra imagens de grande redemoinho em MT